Os casos de Gripe no Rio Grande do Sul cresceram 28,8% em relação à última semana. Conforme dados revelados pela Secretaria Estadual da Saúde, são 36 casos a mais do que na quinta-feira passada. Além disso, três mortes foram registradas nesse período. As vítimas eram de Santa Cruz do Sul, Viamão e Venâncio Aires. Todos pertenciam a grupos de risco e não tinham se vacinado. A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Marilina Bercini, garante que o crescimento do número de casos já era esperado em razão da época do ano.
- No mês de julho os registros serão ainda maiores, em razão do inverno. Apesar disso, neste ano são menos casos do que no mesmo período do ano passado, explica.
No total, são 161 casos de gripe registrados desde o começo do ano, sendo 106 deles por influenza H1N1. Foram registrados, ainda, 44 casos por H3N2, outro tipo de gripe A, e onze por influenza B. Santa Cruz do Sul é a cidade com o maior número de registros. Na cidade, 20 pessoas foram infectadas com o vírus e três morreram. Porto Alegre aparece na seqüência com 14 casos e duas mortes. Outros 47 municípios gaúchos apresentam pessoas infectadas.