Ele tem a barriga igual à do pai, mas mais fofinha. A unha dele é mole e ele é todo bom de apertar. Ah, e decididamente ele não é mau! Essas são as conclusões dos alunos da pré-escola da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Francisco de Campos Barreto, de Pelotas, sobre o Bicho-Papão, um dos Monstrinhos da bandeira institucional do Grupo RBS.
Os 386 estudantes da instituição de ensino conheceram o mascote e participaram da primeira ação da segunda fase da campanha "A Educação Precisa de Respostas".
A atividade começou nesta sexta-feira às 13h30min no auditório com apresentação do chefe do telejornalismo local, Artur Rocha, que já vinha aconselhando:
- Todo esse pessoal que vocês vêem aqui _ mostrava, apontando para os funcionários da RBS - só tiraram nota boa na escola, hein!
- Será? - duvidava Vitória Lopes Rodrigues, 9 anos.
E o pequeno Ícaro Oliveira Consun, 7 anos, já virava para a professora, aflito:
- Eu me comporto, profe?
A preocupação tinha motivo: logo depois eles seriam divididos em grupos de 15 para aprender um pouco sobre a profissão daquele pessoal com a cara ou a voz conhecida.
- Vamos pra oficina de rádio? - convidava uma aluna.
- Mas eu quero aparecer na tevê! - respondia a outra, já se olhando em um espelho de mão.
Além das duas oficinas, também foram oferecidos workshops de mercado de trabalho, de conto, canto e dança - as duas últimas ministradas pela ONG Canta Brasil.
O colégio foi escolhido por ter uma boa nota (4,7) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
E fez o dever de casa:
- Para nos prepararmos para o evento, estudamos a história dos Monstrinhos antes _ garante a diretora Isabel Mota.
E na turma do pré, ninguém pensa em fugir do Bicho-Papão:
- Abracinho nele! - grita uma e todos se jogam em volta.
A campanha
Com o slogan "O amor é a melhor herança. Educação para as crianças.", o Bicho-Papão, a Mula Sem Cabeça, o Diabo, a Bruxa, o Boi da Cara Preta e seus filhotes voltam para estimular o debate e dar visibilidade a soluções que elevem a qualidade da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio no país, em especial, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Até o fim do ano, os Monstrinhos estarão associados a questões fundamentais do ensino, baseadas nas cinco metas traçadas pelo movimento Todos Pela Educação.
A partir dessas metas, as ações da campanha e as reportagens dos veículos do Grupo RBS irão abordar temas como o papel dos pais na vida escolar dos filhos, a importância da valorização dos professores e a urgência de incluir todos os jovens no sistema de ensino.