Divulgado nessa segunda-feira (15) o primeiro caso confirmado de Gripe A no Rio Grande do Sul. Uma mulher de 26 anos, doente crônica, está internada em um hospital de Porto Alegre. A identidade da paciente não foi divulgada. Em 2013, foram encontrados outros infectados com variações do vírus. Em Porto Alegre, três pessoas analisadas estavam com o H3N2. Uma idosa morreu. Em Ijuí, no noroeste gaúcho, uma pessoa apresentou Influenza B.
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da Secretaria Estadual da Saúde, a vacina contra a gripe é o meio mais seguro para evitar ou minimizar os efeitos da doença. Ela lembra que todas as variações representam riscos sérios à saúde. - Não é só o vírus H1N1 que é perigoso. As variações da Influenza A H3N2 e Influenza B podem, em casos extremos, levar o paciente à morte -.
No Rio Grande do Sul, cerca de 100 casos suspeitos de Gripe A são analisados.
Campanha de Vacinação
Iniciou nessa segunda-feira (15) a 15ª Campanha Nacional de Vacinação. Quem está no grupo de risco recebe a imunização gratuitamente em qualquer posto de saúde da rede pública. No estado, há 2,9 milhões de pessoas nessas condições. Os idosos representam metade do total. A aposentada Maria Anita, de 89 anos, é um exemplo da procura nas primeiras horas da ação. - Eu venho todos os anos me vacinar. Nesse eu tive que esperar. A fila era muito grande - .
A Campanha será realizada até o dia 26 de abril. No próximo sábado (20), será realizado o Dia D da vacinação, quando todos os postos de saúde permanecerão abertos. O ministro da Saúde, Alexandre Padrilha, virá ao estado.
Sintomas
Os sintomas da gripe são parecidas com os de um resfriado comum. Quem sentir dor de cabeça aliada à congestão nasal, tosse, dores pelo corpo, mal-estar, rouquidão e febre deve procurar orientação médica. Todos os casos suspeitos serão tratados com anti-viral, distribuídos gratuitamente pelo Governo Federal.
Gaúcha
Estado registra primeiro caso de Gripe A em 2013
Mulher de 26 anos está internada na capital e integra grupo de risco
Mateus Ferraz
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project