Além de aumentar o tempo de viagem entre Rio Grande e São José do Norte, a dragagem do canal Miguel da Cunha causa prejuízos financeiros para quem precisa cruzar a Lagoa dos Patos.
Com a viagem 12 quilômetros mais longa devido à interdição do canal, a empresa que faz o transporte de veículos dobrou o valor das passagens.
O reajuste foi considerado ilegal pela Agência Reguladora de Serviços Públicos (Agergs),que orienta os usuários a guardar os comprovantes e ingressar na Justiça. Até sábado, carros pagavam R$ 18 para usar a balsa. No primeiro dia de interdição, passaram a desembolsar R$ 36.
A Agergs informou que irá multar a F. Andreis, responsável pelo transporte, caso não retorne ao preço antigo. A empresa alega que o valor estava defasado e sem o reajuste, com a distância maior, não teria como continuar o serviço.
Rio Grande e São José do Norte são separadas por quatro quilômetros de água. Lanchas transportam cerca de sete mil pessoas por dia entre as duas cidades. Balsas carregam em torno de 145 mil veículos por ano. São José do Norte tem importante papel logístico: a viagem pela BR-101 diminui em mais de 60 quilômetros a distância entre o porto de Rio Grande e Santa Catarina e evita seis pedágios. Além disso, a cidade deve receber o início das obras do Estaleiro Brasil (EBR), o maior do polo naval gaúcho, com mais de 1 milhão de metros quadrados de área construída.
Detalhe ZH
No ano passado, uma reunião do governador Tarso Genro em Londres sinalizou para possíveis parcerias público-privadas (PPP) para construir um túnel ou ponte unindo Rio Grande e São José do Norte. Na época, o governo sinalizou que a solução seria uma ponte, mas o fluxo de navios exigiria uma estrutura muito alta, ou o túnel, que tem a preferência da Secretaria de Infraestrutura. O custo da obra, de acordo com o governo, seria de US$ 1 bilhão. Até hoje, nada saiu do papel. O governo informou que não houve avanços ou apresentação de projetos.
Aumento de 100%
Travessia está mais longa e mais cara no sul do Estado
Dragagem vai aprofundar o canal entre São José do Norte e Rio Grande
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: