Inaugurado em 22 de setembro do ano passado, no Dia Mundial sem Carro, o projeto Bike Poa contabiliza 70 mil viagens em cinco meses de operação. São 30 mil usuários cadastrados no site mobilicidade.com.br/bikepoa, que permite identificar a disponibilidade de bikes em cada ponto, em tempo real.
Estão à disposição 17 estações e 170 bicicletas, mas a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) pretende contar com 40 pontos e 400 unidades até abril. Para isso, afirma o gerente de projetos especiais da EPTC, Antônio Vigna, há um empenho em delimitar ciclofaixas, que são de execução mais simples, para garantir a segurança dos ciclistas no percurso entre uma estação e outra. É o que permitirá a abertura de novos postos.
A Capital dispõe de cerca de 12 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. A ideia é chegar a 50 quilômetros de rotas para pedalar ainda este ano.
- O fenômeno da bicicleta é mundial, o Brasil inteiro está investindo em ciclovias. Porto Alegre segue o mesmo ritmo - garante Vigna.
Confira aqui o mapa cicloviário da Capital
Alugar uma bike, a missão
- Há três maneiras de habilitar o passe do BikePoa:
1) Via celular, pelo telefone (51) 4063-7711
2) Por meio de aplicativo para smartphone chamado BikePoa
3) No site mobilicidade.com.br/bikepoa.
Ok, e agora?
- O usuário deve informar um número do cartão de crédito.
- A cobrança é feita no momento em que o serviço é contratado.
Confira os valores:
Passe mensal
R$ 10
Passe diário
R$ 5
- As bicicletas podem ser retiradas das 6h às 22h.
Qual o barato?
A rotatividade. As viagens devem ser realizadas em até uma hora. Após esse tempo, deve ser dado intervalo de 15 minutos para possibilitar outras viagens, com a mesma ou outra bicicleta.