A pretendida malha cicloviária porto-alegrense de 495 quilômetros, cerzida lentamente, ganhará novos trechos no verão. Nesta terça-feira, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) confirmou mais 2.435 metros de ciclofaixas em três cantos da Capital, na Zona Sul, no Centro Histórico e na Zona Norte.
As três vias devem começar a ser construídas com recursos próprios da prefeitura no início de 2013. A previsão mais otimista é de que no final de fevereiro elas sejam concluídas. A EPTC aproveitará o recapeamento de ruas e avenidas incluídas no Plano Diretor Cicloviário para impulsionar as obras das ciclofaixas. O objetivo é agilizar a ligação dos diferentes trechos e evitar a formação de uma colcha de retalhos espalhada pela cidade, conforme o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari:
- Quando uma via prevista no Plano Diretor Cicloviário é pavimentada, nós temos a obrigação de fazer ciclovias ou ciclofaixas nelas. Trabalhamos para que não seja criada essa colcha de retalhos. Em um futuro próximo, faremos a ligação das redes cicloviárias.
A ciclofaixa da Avenida Chuí, na Zona Sul, será um desses elos da rede - com a ciclovia da Avenida Diário de Notícias, no bairro Cristal. Já as ciclofaixas da Rua Sete de Setembro, no Centro Histórico, e a da Rua Dona Adda Mascarenhas de Moraes, no bairro Jardim Itu-Sabará, na Zona Norte, nascerão isoladas.
Associação indaga sobre a continuidade da rede
Presidente da Associação dos Ciclistas de Porto Alegre (ACPA), Pablo Weiss considera que "cada metro de ciclovia construído" é um benefício, mas indaga sobre a continuidade da rede. Para ele, é importante ligar os trechos isolados o mais rápido possível.
- O ideal seria que as ciclovias fossem construídas de forma contínua. As ciclovias isoladas vão servir mais para lazer do que para meio de transporte - observou.
Os trechos
Centro Histórico
- O primeiro trecho, de 185 metros, da Av. Borges de Medeiros à Rua General Câmara e o segundo, de 400 metros da Rua Caldas Jr. à Av. Padre Thomé, serão separados pela Praça da Alfândega, que, tombada, não pode sofrer intervenções
Zona Norte
- O trajeto na Rua Dona Adda Mascarenhas de Moraes terá 1,2 quilômetro entre a Avenida Karl Iwers e a Rua Vitorio Francisco Giordani
Zona Sul
- Com 650 metros, a ciclofaixa da Avenida Chuí ficará entre as avenidas Icaraí e Diário de Notícias, na qual já existe uma ciclovia
Cidade Baixa debaterá ciclofaixa na região
Na quinta-feira, às 19h, técnicos da EPTC debaterão com a comunidade do bairro Cidade Baixa, na sede da empresa (Rua João Neves da Fontoura, 7), sobre a construção da ciclofaixa que futuramente ligará o bairro à ciclovia da Avenida Ipiranga. O traçado, de 2.080 metros, seguirá pela Avenida Loureiro da Silva, desde a Rua Vasco Alves até a Rua José do Patrocínio (trecho de 1,2 quilômetro), por onde vai enveredar até a Rua Venâncio Aires (mais 880 metros).