Um ensino de qualidade passa não apenas por bons professores, mas inclui também uma administração eficiente, que saiba como tirar o melhor de seus talentos e como gerenciar crises. Para vencer o obstáculo das gestões ineficientes a Unisinos criou, em conjunto com PUCRS e UniRitter, um mestrado profissional em Gestão Educacional.
O lançamento, promovido pelo Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado no Estado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), acontece hoje, às 19h, no campus Unisinos Porto Alegre.
Inédito no Rio Grande do Sul, o curso irá contemplar questões relativas à Educação Básica e ao Ensino Superior. O diferencial do mestrado está no foco prático, ao contrário da maioria dos cursos do afins, de viés acadêmico.
- Nossa intenção é promover a integração entre a área educativa e acadêmica das instituições. Via de regra os profissionais têm a formação em educação ou em administração. Nós precisávamos da integração dessas áreas. E queríamos mais pragmatismo, com um notório saber da prática - afirma Mônica Timm de Carvalho, integrante da diretoria do Sinepe.
Enquanto ao fim dos cursos acadêmicos os estudantes devem apresentar uma dissertação, na modalidade profissional os mestrandos podem criar um projeto de inovação, de aplicação prática.
Os profissionais que passarem pelo curso devem estar aptos a lidar com situações diversas, desde aspectos disciplinares até questões orçamentárias e pedagógicas. Ainda que o gestor não solucione os problemas de maneira direta, é sua função saber como encaminhar saídas, considerando as especificidades da educação.
- A educação é um serviço, e não uma empresa. E ela tem que contemplar a dimensão pedagógica e a administrativa. É uma outra forma de abordagem, e essas são questões que serão muito discutidas ao longo do curso -, comenta Beatriz Daudt Fischer, professora da Unisinos e coordenadora do mestrado.
Ao menos na teoria, as oportunidades de atuação são fartas. No total, o Rio Grande do Sul possui 9.904 instituições de educação básica, incluindo estabelecimentos públicos e privados, enquanto o número de instituições de Ensino Superior chega a 111.
Durante o lançamento do curso, acontece um debate sobre a importância da qualificação da gestão no setor educacional. Participam da discussão o pró-reitor Acadêmico da Unisinos, Pedro Gilberto Gomes, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, Jorge Luis Nicolas Audy e o pró-reitor de Pesquisa e Extensão da UniRitter, Sidnei Renato Silveira.
Inscrições
De 7 de novembro a janeiro de 2013, através do site da Unisinos
Aulas
De março de 2013 a março de 2015, na Unisinos (campus Porto Alegre)
Mestrado oferece duas linhas de atuação e pesquisa
Gestão Escolar e Universitária: pesquisas aplicadas e projetos de intervenção sobre os processos de gestão escolar e universitária. Focado na qualificação de professores com competência pedagógica orientada para a gestão de práticas educativas.
Políticas, Sistemas e Organizações Educacionais: pesquisas aplicadas e projetos de intervenção sobre o contexto social, econômico e político. Qualifica gestores para inovar nos sistemas educacionais e em organizações governamentais e não governamentais.