Nova queridinha das mulheres que primam por uma aparência bonita e saudável, o colágeno virou sucesso de vendas em farmácias e lojas de suplementos alimentares.
A explicação é que esta proteína, que tem como função principal a formação de fibras que dão sustentação à pele, tem sua produção reduzida com o passar do tempo, especialmente com a exposição solar excessiva.
Além disso, o colágeno exerce papéis fundamentais no organismo, sendo responsável por manter as células unidas e fortes, ajudando a compor ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
- O colágeno é produzido naturalmente pelo nosso organismo, porém com o passar do tempo, principalmente a partir dos 30 anos, sofre uma perda de 1% ao ano. Aos 50 anos, produzimos uma média de 35% do colágeno necessário. A deficiência de colágeno causa a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimentos de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea - afirma a nutricionista Aldryn Garcia Sonis.
A sua produção ocorre a partir de aminoácidos, obtidos de uma alimentação equilibrada. Alimentos de origem animal, como as carnes, são excelentes fontes de proteínas e colágeno. Porém, segundo especialistas, somente a alimentação, muitas vezes, não é capaz de fornecer a quantidade ideal desta proteína no nosso organismo. Sobretudo a partir dos 30 anos, a recomendação é suplementar.
O colágeno hidrolisado é reconhecido como ingrediente alimentício pelo Ministério da Saúde e pelo Food and Drug Administration (órgão governamental dos Estados Unidos da América responsável pelo controle dos alimentos e medicamentos).
Já há uma série de produtos disponíveis no mercado, tanto em cápsulas quanto em pó ou até em formato de balas, chocolates, chás e shakes. Outra novidade é o Verisol, um peptídeo de colágeno específico para a pele que age de dentro para fora. Os efeitos, segundo os nutricionistas, podem ser notados com apenas um mês de uso diário.
:: Benefícios
- Combate a flacidez, as rugas e a fragilidade óssea.
- Ajuda a prevenir o aparecimento de estrias e de celulite.
- Fortalece unhas e melhora o aspecto dos cabelos.
- Ajuda em dietas de emagrecimento.
:: Como repor?
- É possível repor os níveis de colágeno no organismo também por meio da alimentação. Suas melhores fontes são os itens de origem animal, especialmente a carne vermelha, o frango e o peixe. Outro detalhe importante é que, para o colágeno ser sintetizado, são necessárias vitaminas como a C, a E, além de selênio e zinco. Por isso, a alimentação rica em frutas cítricas e oleagionosas como avelã, amêndoas e castanhas, além de azeite extravirgem, é essencial.
- Se você já ouviu falar que comer gelatina faz milagres, calma aí: segundo a nutricionista Denise Entrudo, o produto tem só 10% de proteína e não deve ser considerado como alternativa para firmar a pele ou deixar o corpo mais durinho. Já a gelatina em cápsula (ou farmacêutica) é o colágeno puro. Só que, por não ser hidrolisada, é menos eficiente.
- A quantidade recomendada de colágeno por dia é de cinco a 10 gramas por dia, dependendo do caso.