Aos 22 anos, a judoca Sarah Menezes entra para a história do esporte brasileiro. Ao vencer a romena - campeã olímpica em Pequim - Alina Dumitru, no início da tarde deste sábado, a piauiense se tornou a primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro para o judô brasileiro. Sarah é a segunda brasileira a conquistar ouro em esporte individual em Olimpíada - a primeira foi Maurren Maggi, em 2008.
- Tô flutuando ainda. A ficha ainda não caiu. Acredito em meu potencial ainda mais depois desta competição. O fundamental foi a minha cabeça e a minha confiança - disse Sarah após a vitória.
Galerias de fotos:
> Judô brasileiro brilha em Londres
> Veja imagens das provas do dia
Sarah dominou quase toda a luta. Aos 4min09seg de luta, ela conseguiu um yuko, e aos 4min49seg veio o segundo golpe, um waza-ari, que garantiu a conquista da brasileira. A piauiense já havia vencido a romena em outros duas competições (em Tóquio, em 2009, e no Rio de Janeiro, no ano passado).
Bicampeã mundial júnior, Sarah já havia entrado para a história do judô feminino ao ser a primeira brasileira a chegar em uma final olímpica na manhã deste sábado. A judoca foi apontada pela revista americana "Sports Illustrated" como um dos oito possíveis ouro do Brasil em Londres.
A vitória sobre a romena foi a quinta de Sarah Menezes na Olimpíada. Nesta manhã, a brasileira passou pela belga Charline Von Snick, na semifinal, por Tu Ngoc Van, do Vietnã, Laetitia Payet, da França, e Shugen Wu, também da China, antes de enfrentar a belga.
Antes da vitória de Sarah, a melhor participação do judô feminino brasileiro havia sido a medalha de bronze de Ketleyn Quadros em Pequim.