Com mais de 60% dos votos, o candidato da oposição, professor Mauro del Pino, vence as eleições para a reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Para ser homologado, o nome do vencedor ainda passará pelo Conselho Universitário - formado por professores, servidores, alunos e representantes da socidade -, que encaminhará a nominata ao Ministério da Educação (MEC). A troca de reitores será realizada no dia 13 de janeiro do ano que vem.
Foram dois dias de votação. Mauro del Pino disputou a preferência da comunidade acadêmica com o atual vice-reitor, professor Manoel Moraes - candidato apoiado pelo atual reitor César Borges. Ao todo, 8.679 pessoas (professores, estudantes e funcionários) votaram na eleição da universidade.
Pino recebeu a maioria dos votos dos estudantes, foram 4.517 contra 2.114 direcionados ao atual vice-reitor. Entre os servidores, o candidato da situação é quem teve a preferência, com 1.101 votos contra 860 em Mauro del Pino. Na soma final, a oposição fechou as urnas com 61,95% da preferência.
A reunião do Conselho Universitário está prevista para o mês de outubro, ainda sem data definida. Somente depois da análise do Conselho é que a nominata será encaminhada para Brasília.
Pelotas
Candidato da oposição é o mais votado nas eleições para a reitoria da UFPel
Professor Mauro del Pino vence pleito que indicará o nome do novo reitor ao Ministério da Educação. A troca de cargos será realizada em janeiro do ano que vem