Zero Hora vai selecionar dois grupos de estudantes de 11 a 15 anos para participar do concurso "A entrevista dos meus sonhos", promovido pela Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA), com patrocínio da Fundação Acindar. Para participar, é preciso formar uma equipe, conseguir um professor para ser o treinador, ler o guia que ensina a fazer uma entrevista e começar a sonhar com uma viagem para Madri, na Espanha.
Ao incentivar os estudantes gaúchos, a WAN lembra que todo mundo já fez algum tipo de entrevista. E, entre todas as entrevistas do cotidiano, a jornalística é a que interessa agora: aquela que busca explorar o pensamento, as ideias, os sentimentos e a vida de um personagem público que, a partir do seu esforço, conseguiu chegar aonde está.
Saiba como fazer uma boa entrevista
A WAN vai escolher dois grupos ganhadores entre os países participantes. Então, comece a pensar. Você e o seu grupo devem escolher um entrevistado que more no Rio Grande do Sul. Envie o nome dele ou dela com as perguntas pretendidas para Zero Hora.
Se a sua entrevista for criativa, ZH vai convidar a personagem a conceder a entrevista ao grupo. Dois trabalhos serão selecionados por ZH, traduzidos e enviados ao júri internacional. Os vencedores escolhidos pela WAN poderão participar da cerimônia a ser realizada no encontro anual da associação, de 29 a 31 de outubro, em Madri, na Espanha. A viagem será paga pela WAN para o professor e dois estudantes que tenham trabalhado na entrevista. Os textos vencedores serão divulgados em jornais.
Saiba mais
- Os grupos devem ser formados com o mínimo de quatro e o máximo de seis integrantes e um professor orientador.
- A inscrição é feita no site de Zero Hora, indicando o nome do entrevistado escolhido e as perguntas sugeridas.
- O entrevistado deve morar no Rio Grande do Sul e se destacar em sua área, refletindo trabalho e dedicação.
- O regulamento do concurso está no site zerohora.com
- Um Guia desenvolvido pela Rede de Jovens Leitores da Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA) está disponível no site de ZH para estudantes e professores.
- Inscrições: até 6 de maio