Uns não veem a hora de voltar aos bancos estudantis. Outros lamentam não poder esticar um pouco a folga antes de retornar à vida de aluno.
Conte sua expectativa sobre o fim das férias e tenha a chance de ver seu texto chegar à casa de milhares de leitores. As inscrições para o concurso cultural de ZH Voltar de Férias É..., que vai garantir um espaço no jornal e uma ilustração feita pela editoria de arte para as 10 melhores redações de estudantes, começam hoje.
Pessoas de qualquer faixa etária, do nível básico ao universitário, podem se inscrever. O prazo se encerra em 10 de fevereiro. As 10 melhores histórias serão definidas por uma comissão de jornalistas da Redação de ZH. A partir de 23 de fevereiro, serão publicadas no jornal, uma a cada dia. Os ganhadores também recebem como prêmio um exemplar do livro Eis o Homem, de Paulo SantAna, produto da RBS Publicações.
Como participar
- Alunos que cursam do ensino básico ao universitário podem se inscrever.
- As inscrições começam às 7h de hoje e se encerram às 23h59min de 10 de fevereiro de 2012.
- Basta se cadastrar no site aqui e enviar seu texto em formato Word, de acordo com a pergunta Voltar de Férias É... ou enviar por carta escrita à mão para Zero Hora - Concurso Cultural Voltar de Férias É..., Avenida Ipiranga, 1.075, Azenha, Porto Alegre-RS, CEP 90169-900, com nome completo, e-mail, telefone, RG e data de nascimento.
- O texto deverá ter no máximo 30 linhas, digitado em corpo 12, com fonte Times New Roman. Redações enviadas por carta deverão ser escritos em letra de forma.
Dicas para um bom texto
O escritor gaúcho Caio Riter dá dicas sobre a tarefa de escrever. Segundo ele, um bom texto exige:
1. Planejamento: anote as principais ideias sobre o tema.
2. Criatividade: selecione ideias mais interessantes, aquelas que você acredita que se diferenciam do comum, para conceder ao texto uma marca mais autoral.
3. Estrutura adequada: primeiramente, apresente sua opinião. Após, aponte argumentos que justifiquem seu posicionamento sobre o tema. Por fim, feche o texto expondo a que conclusão você chegou.
4. Revisão: leia e releia seu rascunho, percebendo eventuais falhas na ortografia, na pontuação, na concordância e na coesão.
5. Ser claro e organizado: corrija as falhas encontradas, buscando organizar os argumentos de modo que eles contribuam na defesa de sua ideia e encaminhem para a conclusão.
6. Um título interessante: escolha um título que convide o leitor a ler seu texto.
Voltar de férias é...
Escreva sobre o retorno às aulas e torça para ver seu texto publicado em Zero Hora
Inscrições de redações para o concurso cultural podem ser feitas a partir desta segunda-feira
GZH faz parte do The Trust Project