A sustentabilidade é parte dos valores corporativos da Lojas Renner S.A. e direciona tudo o que a empresa faz. Neste sentido, a companhia gerencia seus resíduos de construção e demolição de suas obras e reformas de lojas, controlando e rastreando da geração até o destino final.
A Lojas Renner tem como propósito ser um agente de transformação no setor em que atua e desenvolver uma moda cada vez mais responsável. Assim, a estratégia também envolve diretamente os fornecedores da área da construção civil. Ao longo dos anos, eles participaram de programas de capacitação promovidos pela companhia, que elevaram seus níveis de serviços a um patamar diferenciado no varejo, graças à adoção dos conceitos de circularidade desde a escolha do ponto, passando pela concepção do projeto até o canteiro de obras.
O trabalho incluiu, ainda, o desenvolvimento de um Guia de Diretrizes Sustentáveis (GDS), que foi incorporado às orientações a todos os prestadores de serviços da cadeia direta de construção civil - construtoras e gerenciadoras de obras. O objetivo é auxiliar e capacitar os trabalhadores de campo, supervisores e gerentes na tomada de decisões para cumprir da melhor forma todos os requisitos das práticas de sustentabilidade, sempre em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Como resultado desta evolução, a Renner foi pioneira no varejo brasileiro ao implantar, em 2021, um modelo de loja que incorpora premissas de economia circular e de sustentabilidade da concepção à operação. A primeira foi inaugurada no Rio de Janeiro e hoje o projeto já chega a 39 unidades no Brasil e no Uruguai, localizadas em 29 cidades de 11 estados, incluindo Canela, Montenegro, Taquara e Porto Alegre – no shopping Iguatemi -, no Rio Grande do Sul.
Alinhada aos compromissos públicos de sustentabilidade da companhia para 2030, a iniciativa contempla a aplicação de soluções de arquitetura baseadas no design circular, como o uso de materiais reciclados e recicláveis, de sistemas construtivos e mobiliário mais eficientes, leves, modulares, duráveis e que demandam volumes menores de matérias-primas e energia nos processos de fabricação.
Na operação diária, o foco é a ecoeficiência e a máxima redução dos impactos ambientais. As lojas usam fontes de energia de baixo impacto – solar, eólica e de pequenas centrais hidrelétricas - e equipamentos automatizados para diminuir o consumo de água, energia e, consequentemente, a emissão de gases de efeito estufa.
As novas unidades oferecem também soluções de omnicanalidade para dar mais conveniência, autonomia e agilidade aos clientes. Há ainda serviços para acelerar o checkout, como caixas de autoatendimento, o Pague Digital para pagamentos por meio do app da Renner e o Venda Móvel para finalização da compra em dispositivos móveis dos colaboradores.