O Rio Grande do Sul recebeu, nesta semana, um reforço importante para o combate ao coronavírus: uma remessa de 206 mil máscaras entregues como doação. A iniciativa veio do Grupo CMPC, que se comprometeu a doar, até agosto, o total de 1 milhão de máscaras cirúrgicas ao Estado. Os itens, fundamentais para a proteção individual em meio à pandemia, são produzidos pela Softys, uma das empresas do grupo, e que é líder na América Latina em produtos de higiene e cuidados pessoais.
Conforme o grupo, a iniciativa surgiu da compreensão de que toda ação pelo bem da saúde das pessoas fará a diferença. Ao mesmo tempo, foram identificadas dificuldades na aquisição de máscaras para os seus colaboradores e prestadores de serviços: assim, a empresa investiu na compra de máquinas para produzir o material de proteção.
Até o início de agosto, quando a segunda máquina de produção do material comprada pela companhia entrará em funcionamento, a Softys vai produzir 14 milhões de máscaras cirúrgicas por mês.
O diretor-geral da CMPC no Brasil, Mauricio Harger, destaca que toda atividade que gera valor econômico deve gerar também valor para a sociedade, algo que realmente contribua para que ela enfrente seus desafios e problemas.
— Está claro para nós que os governos não conseguem enfrentar sozinhos momentos como esse que vivemos. Por isso estamos empenhados em efetivamente ajudar a sociedade. Com a produção de máscaras cirúrgicas, um dos principais itens de segurança, contribuímos para evitar a disseminação do vírus e garantimos a proteção das pessoas — ressalta.
Até agora, de acordo com Harger, já foram doadas pelo grupo mais de 600 mil máscaras só no Rio Grande do Sul.