Uma startup de tecnologia de Montenegro, no Vale do Caí, resolveu usar seu trabalho em prol do combate ao coronavírus. A Technow Processamento de Dados doou para o hospital da cidade um sistema de inteligência artificial que disponibiliza informações sobre o coronavírus gratuitamente e vai permitir aos familiares de pacientes internados saber do seu estado de saúde sem precisar telefonar ou ir até a unidade.
- Nosso foco sempre foi tecnologia e inovação para educação. Porém, com tudo que aconteceu devido ao coronavírus: restrições, isolamento e escolas fechadas, começamos a refletir sobre de que maneira poderíamos ajudar a população seguindo nosso propósito, que é ajudar a melhorar processos e serviços através da tecnologia e da inovação – conta Lucas Gabriel Lopes, 24 anos, co-fundador e gerente de tecnologia e inovação da empresa.
A partir desta reflexão, Lopes conta que a startup pesquisou e percebeu que em meio a tantos problemas causados pela pandemia, um deles era a comunicação com a população de um modo geral, para passar informações sobre a doença, sobre prevenção, e para dar notícias dos pacientes internados por covid-19, já que eles precisam ficar em isolamento total.
- Foi com base nessa percepção que a gente ajustou nossa inteligência artificial que já estava preparada para conversar e aprender, para que ela aprendesse com os dados do Ministério da Saúde sobre coronavírus. Pesquisando sobre o cenário da cidade e da região, vimos que podíamos doar essa tecnologia para ajudar o hospital e a população. Então, resolvemos ajudar o Hospital Montenegro, no qual o atendimento é 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atende 14 cidades, e é referência na região – explica o gerente da startup.
Conforme o diretor do Hospital Montenegro, Carlos Batista da Silveira, a principal função da Cris (nome dado à essa inteligência artificial) no momento é informar e tirar dúvidas sobre o coronavírus.
- Ainda não encontramos uma maneira 100% segura de dar acesso às informações de pacientes sem que pessoas que não sejam familiares também consigam acessar. Então, por segurança, essa funcionalidade ainda não está disponível da forma que foi pensada. Mas a empresa que nos doou está trabalhando em conjunto com o hospital para montar uma estratégia e validar isso – explica Silveira.
A ideia é que a plataforma possa informar o estado de saúde de cada paciente hospitalizado. Acessando o sistema pelo site do hospital ou da empresa, e utilizando uma senha, familiares poderão ter acesso ao boletim médico. Além disso, essa tecnologia também serve para sanar dúvidas sobre coronavírus. Tudo online, sem contato com ninguém, evitando visitas e aglomeração.
A ferramenta está disponível para o hospital desde o início de maio. Existe, também, uma versão do sistema que funciona apenas internamente, para treinamento dos funcionários sobre os protocolos de segurança. Esta, foi disponibilizada para a equipe no final de abril.