Um projeto desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Software da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Alegrete, permite que pessoas do grupo de risco reduzam as suas saídas de casa. Voluntários inscritos no aplicativo se oferecem para realizar serviços para a população mais vulnerável à covid-19. Entre as atividades, estão compras em supermercado ou farmácias, pagamento de contas, levar animais ao veterinário.
O aplicativo foi pensado como uma ferramenta de suporte ao enfrentamento da pandemia. Autoridades sanitárias ao redor do mundo orientam a necessidade de sair de casa o mínimo possível — apenas para realizar atividades essenciais.
O programa foi desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa Laboratory of Empirical Studies in Software Engineering (Lesse) e do Grupo de Trabalho Unipampa no Enfrentamento à Covid-19, estabelecido pela universidade. Ele foi desenvolvido pelos professores do curso de Engenharia de Sofware Elder de Macedo Rodrigues e Maicon Bernardino da Silveira, além dos pós-graduandos do Mestrado em Engenharia de Software, Pedro Henrique França Silva e Guilherme Legramante Martins.