O olhar sensível e poético de 150 fotógrafos porto-alegrenses será usado no combate ao coronavírus. A arte destes profissionais foi postada no site POA 150fotos, um projeto independente que busca angariar fundos para as instituições que atuam em causas ligadas ao combate à crise provocada pela covid-19 na Capital.
Na plataforma, foram reunidas 150 imagens que serão vendidas pelo preço único de R$ 150, em papel algodão, no tamanho 20cm x 30cm, sem limites de cópias. A venda das fotografias começará nesta segunda-feira (18) e se estende até o próximo dia 3 de junho.
Parte da verba arrecadada será revertida para duas instituições. A primeira é a Solicon UFRGS, coletivo de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul criado para atender a mais de 10 comunidades e instituições dedicadas a população de alta vulnerabilidade. A segunda é a Nós por Nós Solidariedade, coletivo independente criado para dar assistência aos moradores do bairro Cohab, na Zona Sul de Porto Alegre.
Pedro Braga, o produtor do projeto, conta que a iniciativa foi inspirada em ações italianas e paulistas, que mesclaram arte com solidariedade, e que ela nasceu e foi posta na rua em duas semanas – graças a ajuda de diversos apoiadores.
— Acredito que toda forma de atuação social, neste momento, deve estar conectada em ajudar o próximo para que a gente consiga contornar esse período que estamos vivendo. cabe a nós provocarmos estas micro revoluções e reduzir os impactos causados por uma política tão turbulenta — afirma.