Com a recomendação de ficar em casa e evitar aglomerações em tempos de coronavírus, a melhor maneira de se reunir com amigos e familiares tem sido por meio de videochamadas. Logo, a comemoração de momentos especiais também precisa ser virtual. Mas a exemplo dos shows que diversos artistas têm feito pela internet, essas datas não precisam deixar de acontecer, basta que sofram uma adaptação.
Foi assim, de longe, que a analista de sistemas Caroline Inchausty dos Santos, 30 anos, conseguiu fazer um chá de fraldas. Ela está grávida de 35 semanas, à espera do Felipe. Para tentar fugir um pouco da preocupação com o momento que estamos vivendo, Caroline disse que procurou se envolver ao máximo com os preparativos do evento.
Inicialmente, ela usou uma ferramenta disponível em um site voltado a chás de bebê para criar uma página e compartilhar com os amigos. Depois, criou um evento nas redes sociais.
O site escolhido foi o EuNenem, onde é possível criar uma lista de presentes que podem incluir desde fraldas até coisas divertidas como o pacote de paciência ou o combo carinho. Isso porque o foco não é receber os itens de fato, mas sim, o valor em dinheiro. Claro que, para isso, é cobrada uma taxa.
— Adoro compartilhar momentos com as pessoas queridas que estão ou já estiveram comigo. Moro em Porto Alegre há três anos. Antes disso, morei em Camaquã, onde nasci, até os 17 anos, e em Rio Grande até os 27. Por isso, tenho muitas pessoas especiais na minha vida com quem queria muito compartilhar esse momento. A intenção principal era receber carinho e mensagens que pudesse guardar para mostrar ao nosso Felipe no futuro, relata Caroline.
O evento ocorreu em 18 de abril. Caroline, a filha Beatriz, dois anos, e o marido, Rober, 32, tinham cerca de cem convidados. A festa tinha decoração, salgadinhos, docinhos, bolo e enfeites personalizados.
— Foi a forma mais realista e calorosa de não deixar passar em branco. Recebemos muitos recados cheios de amor. Mesmo com o evento virtual, alguns vizinhos fizeram questão de deixar presentes na porta da nossa casa acompanhados de bilhetes. Já outras pessoas deixaram na loja da minha mãe, em Camaquã — conta Caroline.
Márcia Dihl, empresária de 37 anos que está grávida de 37 semanas do segundo filho, Bento, também teve um chá de fraldas diferente. Não foi exatamente um evento virtual, mas também foi a distância. Além de ter sido surpresa.
Ela, a filha Beatriz, cinco anos, e o marido, Mateus Lopez Furtado, 36, estavam se preparando para fazer o chá de fraldas em 22 de março. Com a pandemia, não foi possível.
A família mora em um condomínio no bairro Azenha. E com a impossibilidade de fazer a festa, um grupo de cerca de 20 vizinhas tomou a iniciativa de realizar o evento, que ocorreu em 5 de abril.
— Elas se organizaram em um grupo de whats e arrecadaram as fraldas sem eu saber. A maioria gravou um vídeo com depoimentos pra mim e pro Bento. Outras, preferiram escrever um bilhete e colocar junco com a fralda. No final do vídeo, elas pediam pra eu abrir a porta, e lá estavam os presentes — conta Márcia, emocionada.
Dicas
Existem diversas formas de organizar um chá de fraldas virtual. Se você está pensando em fazer um, aí vão algumas dicas:
- Faça uma lista de convidados
- Marque um dia e escolha como vai fazer o convite
- Crie um grupo nas redes sociais para enviar o convite e interagir com os convidados
- Crie uma lista de presentes. Você pode escolher se prefere receber o dinheiro ou os itens materiais
- Pense em ideia de jogos e dinâmicas para fazer durante o evento
- Organize uma decoração e um cardápio para colocar no cenário de fundo em que será feita a videochamada
- Escolha uma ferramenta para se comunicar com seus convidados no dia do evento
Na internet, existem diversas ferramentas que ajudam a organizar um chá de fraldas virtual do início ao fim. A maioria delas dispõem de ferramentas gratuitas, mas cobra um percentual que varia de 5% a 10% do valor do presente, além da taxa de transferência para a conta da pessoa na hora de transferir o dinheiro arrecadado, e frete para quem escolhe receber os presentes em casa.
Veja alguns sites que podem ajudar na organização de um chá de fraldas:
- Ibabysite: é gratuito, mas tem opções de pacotes pagos com oferta de outros serviços. Você pode receber os presentes em casa ou em dinheiro. Cobra uma taxa de 7,99% do valor do presente com acréscimo de acordo com a forma de pagamento (cartão ou boleto), além da taxa de transferência bancária na hora de resgatar os presentes ou frete.
- Lavembebe: é gratuito e você recebe os presentes em dinheiro. Cobra uma taxa de 9% do valor do presente com acréscimo de acordo com a forma de pagamento (cartão ou boleto), além da taxa de transferência bancária na hora de resgatar os presentes.
- Ufababy: é gratuito e você recebe os presentes em dinheiro. Cobra uma taxa de 10% do valor do presente com acréscimo de acordo com a forma de pagamento (cartão ou boleto), além da taxa de transferência bancária na hora de resgatar os presentes.
- EuNenem: é gratuito e você recebe os presentes em dinheiro. Cobra uma taxa de 10% do valor do presente com acréscimo de acordo com a forma de pagamento (cartão ou boleto), além da taxa de transferência bancária na hora de resgatar os presentes.
- BBchow: é gatuito e você recebe os presentes em dinheiro. Cobra uma taxa de 10% do valor do presente com acréscimo de acordo com a forma de pagamento (cartão ou boleto), além da taxa de transferência bancária na hora de resgatar os presentes.
- Chaperfeito: é gratuito e você recebe os presentes em dinheiro ou em casa. Cobra uma taxa de 5% do valor do presente recebido em casa (mais o frete) ou 10% para presentes resgatados em dinheiro com acréscimo de acordo com a forma de pagamento (cartão ou boleto), além da taxa de transferência bancária na hora de resgatar os presentes.