Era para ser um festerê num restaurante, mas, em tempos de quarentena, dona Leda celebrou seu centenário em uma transmissão ao vivo para dezenas de pessoas no Facebook.
– Vai ser uma live rápida, mãe, não te preocupa – avisou a filha Marília, 59 anos, pouco antes do evento online desta quinta-feira (23).
– Tomara que seja longa. Minhas amigas são animadas, eu vou curtir – rebateu Leda Esther Prates de Quadros, professora aposentada que nasceu em 23 de abril de 1920, em Santana do Livramento.
Balões, arranjos de rosas, bolo enfeitado (de ovos moles, o preferido), tudo isso foi preparado por Marília, que mora com a mãe e o marido em Eldorado do Sul. Também foi Marília que reuniu depoimentos amorosos de familiares, amigos, médicos, fisioterapeuta, cabeleireiro, fonoaudiólogo – todos apareceram em vídeos que dona Leda viu na TV da sala.
– Até hoje nem acredito que tenho TV, imagina essas coisas de computador – divertia-se ela, enquanto os convidados sorriam assistindo à festa ao vivo.
O ponto alto veio com o vídeo protagonizado pelas bisnetas Nina e Sophia, de nove e quatro anos: a mais velha se fantasiou de dona Leda, e a mais nova fingiu ser Marília. Fizeram uma encenação repetindo bordões da vó e da bisa.
– Deglute, mãe! – pedia a falsa Marília ao servir um lanche para a falsa Leda.
No fim do evento, emocionada, a aniversariante sublinhou a própria alegria e disse assim:
– Agradeço muito e, como mandam na televisão, fiquem em casa. Não podemos fugir agora.
Com Rossana Ruschel