Novo Hamburgo irá repetir uma ação neste domingo (5) que leva entretenimento e leveza aos moradores sem que ninguém precise sair de casa. Às 16h, um saxofonista será erguido a uma altura de 20 metros em uma escada de um caminhão de bombeiros para, lá de cima, preencher os ouvidos de uma plateia que estará sentada no sofá ou contemplando das janelas, devido à quarentena do coronavírus.
Na última sexta-feira (3), a apresentação musical foi feita para residentes de um condomínio do município. A iniciativa fez tanto sucesso que será repetida, também como parte do aniversário de 93 anos de emancipação de Novo Hamburgo, celebrado neste domingo. O endereço será no cruzamento entre a Avenida Pedro Adams e a Rua Flores da Cunha.
O responsável pela trilha sonora é Gustavo Müller, 38 anos, músico da Orquestra de Sopros da cidade desde 2011. Com um saxofone, ele reproduz clássicos da música nacional e internacional, como Imagine de John Lennon e Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Para GaúchaZH, Müller contou como foi a experiência de tocar nas alturas.
— Foi muito bom ver a reação das pessoas nas suas sacadas e janelas. Isso é muito importante pelo simbolismo de chamar atenção para a arte em si. Nesse momento em que todos estão tendo que ficar em casa, certamente lendo um livro, vendo filmes e séries, e sabendo que por trás de tudo isso existe uma infinidade de profissionais das artes que trabalham para produzir este conteúdo — comentou o músico.
A ação é promovida pela prefeitura, com apoio do Corpo de Bombeiros e da Orquestra de Sopros do município. A corporação cede o caminhão e profissionais para garantir a segurança na apresentação musical.
— O que a gente experimentou em Novo Hamburgo é o que já vem acontecendo dentro dos hospitais, dentro dos espaços de atendimento de saúde, em vários ambientes que não podem interromper suas atividades. É empatia, é a gente se colocar no lugar do outro, é a gente se preocupar com o outro — explicou o secretário municipal da Cultura, Ralfe Cardoso.