Durante as horas arrastadas no confinamento por causa da pandemia do coronavírus, assistir a filmes pode ser uma opção razoável para passar o tempo e, quem sabe, desopilar a cabeça. E não precisa acessar os locais convencionais: além dos gigantes do streaming (como Netflix e Amazon), há plataformas alternativas que permitem ao espectador ver curtas e longas de graça.
Também há filmes que estão sendo disponibilizados individualmente. Há ainda curadorias que estão indicando links de produções para o público assistir na web.
A seguir, confira algumas dessas ofertas para a quarentena.
Casa de Cinema
A produtora porto-alegrense Casa de Cinema está liberando em seu site filmes e programas de TV que realizou em seus 32 anos de atividades. Entre as opções estão episódios do programa Grandes Cenas, curtas como Barbosa (1988) e Dona Cristina Perdeu a Memória (2002), além do longa Meu Tio Matou Um Cara (2004) – dirigido por Jorge Furtado e com nomes no elenco como Darlan Cunha, Lázaro Ramos, Deborah Secco e Dira Paes. Parte das atrações contam com legendas (opcionais) em inglês, espanhol e português.
Fantaspoa
A partir desta quarta-feira (1º de abril), o Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa) irá disponibilizar uma mostra online gratuita. A plataforma contará com uma seleção de títulos exibidos no festival ao longo de seus 15 anos Segundo divulgou a organização do festival, serão publicados semanalmente sete longas-metragens no site intitulado Fantaspoa at Home.
De acordo com nota do festival, a seleção foi elaborada em conjunto com produtores, diretores e distribuidores de diversos países. "Estes profissionais se solidarizaram à ideia e gentilmente cederam suas obras para viabilizar este projeto", diz o comunicado do Fantaspoa.
Entre a primeira leva de filmes está Diablo (Argentina, 2011), O Elo Podre (Argentina, 2015), Fantasticozzi (Brasil, 2016), Follow (EUA, 2015), Resolution (EUA, 2012), O Show Deve Continuar (Croácia, 2010) e Zombio 2 – Chimarrão Zombies (Brasil, 2013).
Dos títulos selecionados, O Show Deve Continuar pode trazer uma familiaridade com os dias atuais: o filme croata aborda um reality show, estilo Big Brother, em que os participantes ficam presos no confinamento enquanto uma guerra do lado de fora estoura no país.
É Tudo Verdade
O festival internacional de documentários É Tudo Verdade disponibilizou filmes nos sites do Itaú Cultural e da Spcine Play. As produções estão divididas em diferentes mostras. Uma delas destaca as obras de diretoras que marcaram história no festival, com documentários como Carmen Miranda – Bananas Is My Business (Helena Solberg, 1994), Um Passaporte Húngaro (Sandra Kogut, 2001) e Mexeu com Uma, Mexeu com Todas (Sandra Werneck, 2017).
Medeia Filmes
Responsável por várias salas de cinema independente em Portugal, a Medeia Filmes tem disponibilizados de graça filmes clássicos e cults em seu site. A partir desta terça-feira (31) até a quinta (2), o longa exibido na plataforma é A Liberdade É Azul, estrelado por Juliette Binoche, em que ela vive mulher traumatizada em Paris após um trágico acidente em que morrem o marido e a filha. Dirigido pelo polonês Krzysztof Kieslowski (1941-1996), o filme é o primeiro da Trilogia das Cores, que também terá as outras duas sequências no site: A Igualdade É Branca (1994), de 2 a 4 de abril, e A Fraternidade É Vermelha (1994), de 4 a 7 de abril.
Cinemateca Capitólio
Nas rede sociais, a Cinemateca Capitólio está indicando filmes relacionados com a sua programação para assistir. Cada sugestão é acompanhada de um link gratuito. Acompanhe pelo Facebook e Instagram.
Individuais
Também há casos de filmes sendo liberado individualmente. A animação Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll, baseada nos quadrinhos de Angeli e dirigida por Otto Guerra, pode ser vista no YouTube. O diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho disponibilizou seu primeiro filme, o documentário Crítico (2008), no Vimeo. Na mesma plataforma também está A Morte de J.P. Cuenca (2015), dirigido pelo escritor João Paulo Cuenca e inspirado no seu livro Descobri que Estava Morto.