Após a afirmação da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, de que deseja manter os anéis olímpicos na Torre Eiffel mesmo após o fim dos Jogos, o Comitê Paralímpico Internacional declarou nesta segunda-feira (2) que busca "um lugar onde os Agitos (símbolo das Paralimpíadas) possam permanecer na cidade".
Estas pequenas ondas em vermelho, azul e verde chamadas de Agitos (derivado do latim "eu me movimento") estão instaladas na parte superior do Arco do Triunfo voltada para a Champs Élysées.
— Há muito debate sobre onde os anéis devem permanecer e não devemos nos esquecer dos Agitos — declarou o porta-voz do Comitê Paralímpico Craig Spence em coletiva de imprensa nesta segunda.
Spence ainda lembrou que o símbolo permaneceu em Tóquio, após as Paralimpíadas em 2021.
— Acho que deveríamos encontrar um lugar para os Agitos ficarem na cidade e celebrar o que acredito serem, de longe, os Jogos Paralímpicos mais espetaculares da história — acrescentou, citando que o símbolo dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 ainda permanecem na capital japonesa.
Anne Hidalgo disse ao jornal Ouest France no sábado (31) que os anéis olímpicos permanecerão na Torre Eiffel, decisão que foi contestada pela ex-ministra da Cultura e líder da oposição municipal Rachida Dati, que exigiu "consultas" sobre a questão.