A seleção brasileira começou muito bem sua campanha em busca do hexacampeonato paralímpico de futebol de cegos. Neste domingo (1), na Arena da Torre Eiffel, o Brasil venceu a Turquia por 3 a 0, em jogo válido pelo Grupo A dos Jogos de Paris. Os gols foram marcados por Nonato, em duas cobranças de pênalti, e Jefinho.
Único campeão da história do torneio, o time brasileiro fez uma preparação toda especial para disputar os Jogos Paralímpicos que tem com novidade uma mudança no tempo das partidas, que agora são disputadas em dois períodos de 15 minutos, cada, em vez dos 20 anteriores.
Contra os turcos, o técnico Fábio Vasconcelos pode contar com o retorno do ala ofensivo Ricardinho, eleito por três vezes o melhor jogador de futebol de cegos do mundo. O camisa 10 e capitão foi decisivo e participou das penalidades. Na primeira, ele chutou de fora da área e Emre Aslan bloqueou a bola com o braço. Na cobrança, aos 5min24seg do primeiro tempo, Nonato bateu no canto direito do goleiro Huseyin Saigili.
A seleção seguiu dominando a partida e o goleiro Luan pouco foi acionado. No começo do segundo tempo, Jefinho marcou o 2 a 0 aos 4min10seg e logo depois, Ricardinho sofreu pênalti e novamente Nonato cobrou sem chances aos 5min19seg. Com o 3 a 0, o time brasileiro administrou o resultado e garantiu seus primeiros três pontos na competição.
Na segunda rodada, o Brasil enfrentará a França, nesta segunda-feira (2), às 15h30 (de Brasília). A última partida da fase classificatória será contra a vice-campeã mundial China, na terça-feira.
Principal rival da seleção brasileira na disputa pelo ouro, a Argentina não passou de um empate sem gols com o Marrocos. Atuais campeões mundiais, os argentinos estão no Grupo B, que ainda teve a vitória da Colômbia sobre o Japão por 1 a 0.