Pela primeira vez disputando uma Olimpíada, a paulista Beatriz Souza foi a responsável pela primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Nesta sexta-feira (2), ela superou as principais concorrentes para emocionar o país com sua conquista.
Os sinais de um dia positivo começaram logo pela manhã. No basquete masculino, a seleção brasileira venceu bem o Japão e se garantiu nas quartas de final. Chances grandes do adversário ser o EUA. No vôlei masculino, vitória tranquila por 3 a 0 contra o Egito e vaga garantida.
Duplas 100% no vôlei de praia
No vôlei de praia, duas duplas brasileiras se classificaram em primeiro e com 100% de aproveitamento. Carol Solberg e Bárbara Seixas venceram a dupla da Holanda. No masculino, Arthur Lanci e Evandro Gonçalves ganharam dos jogadores da República Tcheca.
Resultado ruim no tênis de mesa, mas há chance de medalha
O sonho de vencer o primeiro ouro olímpico da história do Brasil no tênis de mesa chegou ao fim. Contudo, a chance de medalha inédita ainda existe. Hugo Calderano foi derrotado pelo jogador sueco Truls Möregardh — perdendo chances boas de fechar sets. Na disputa do terceiro lugar, no domingo (4), o brasileiro enfrentará o francês Felix Lebrun, de apenas 17 anos.
Altos e baixos no boxe
A boxeadora brasileira Jucielen Romeu derrotou a norte-americana Alyssa Mendoza no boxe até até 57kg e se classificou às quartas de final. No masculino, por outro lado, a derrota de Wanderley Pereira para o ucraniano Oleksandr Khyzhniak, na categoria até 80kg, acabou com o sonho de medalha do brasileiro.
Destaque no primeiro dia no atletismo
No primeiro dia no Stade de France, o Brasil participou de algumas classificações. Destaque para Valdileia Martins, que fez história em sua estreia no salto em altura feminino em Paris e se classificou à final. A atleta superou a barra com 1m92cm e igualou o recorde brasileiro na modalidade e consagrou-se como a primeira finalista olímpica do Brasil em 50 anos.
No entanto, a brasileira teve uma torção no tornozelo ao tentar saltar 1m95cm e, com isso, sua presença na decisão é incerta.
Fim do sonho do tricampeonato na vela
Chegou ao fim o reinado olímpico de Martine Grael e Kahena Kunze na vela. As bicampeãs terminaram a última regata do skiff feminino, categoria 49erFX, na quinta colocação, fechando sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 somente na oitava colocação.
Final grandiosa no tênis masculino
A decisão do ouro no tênis masculino será entre dois dos melhores tenistas da atualidade. Novak Djokovic vai enfrentar Carlos Alcaraz. O sérvio é atual número 2 do mundo, enquanto o espanhol é o terceiro, mas vem de vitória no confronto direto na final de Wimbledon.
França elimina a Argentina no futebol masculino
Nas quartas de final do futebol masculino, a França venceu por 1 a 0 a Argentina e avançou para as quartas de final. O gol foi marcado por Olise, teve gol francês anulado na reta final e briga entre as equipes após o apito final. Os donos da casa enfrentam o Egito em uma das semifinais, enquanto Espanha e Marrocos duelam na outra.
Outros resultados de brasileiros
Os nadadores brasileiros não avançaram em nenhuma das três provas de natação realizadas nesta sexta. Kayky Mota competiu por uma vaga nas semifinais dos 100m borboleta e foi 22º na classificação geral; Maria Fernanda Costa disputava a final dos 800m livre e foi 10ª; e a equipe Guilherme Basseto, Jhennifer Conceição, Kayky Mota e Stephanie Balduccini disputou a semifinal do revezamento 4x100m medley misto, terminando em 16º.
O brasileiro Rayan Dutra não conseguiu avançar à final da ginástica de trampolim. O atleta, de 22 anos, terminou a classificatória na 12ª posição, com 56.370 pontos. Apenas os oito primeiros disputaram medalha.
A ginasta brasileira Camilla Gomes também não se classificou para a final da ginástica de trampolim. A atleta de 30 anos terminou a prova na 15ª colocação, obtendo as notas de 42.920 e 50.580 em suas apresentações.
Marcus D'Almeida e Ana Luiza Caetano foram eliminados nas duplas mistas no tiro com arco. Os brasileiros perderam para Alejandra Valencia e Matias Grande, do México, por 5 a 1, e deram adeus à disputa coletiva nos Jogos Olímpicos.