A seleção brasileira masculina de basquete conheceu sua primeira vitória nos Jogos Olímpicos de Paris. Nesta sexta-feira (2), a equipe de Aleksander Petrovic superou o Japão por 102 a 84. Mesmo com o triunfo, os brasileiros necessitavam de, pelo menos, um resultado paralelo, para avançar às quartas de final, o que foi alcançado após a Grécia bater a Austrália por 77 a 71.
A classificação garante o Brasil entre as oito melhores seleções olímpicas. Na próxima fase, o adversário será o Canadá ou os Estados Unidos. O time conseguiu diminuir o saldo para -7, o que melhora a situação brasileira, garantindo a terceira posição no grupo B.
Além dos dois primeiros de cada grupo, os dois melhores terceiros avançam. Os brasileiros haviam sido derrotados pela França, na estreia, e pela Alemanha, na segunda rodada.
O cestinha do Brasil na partida contra os japoneses foi Bruno Caboclo, com 33 pontos. Assim como já havia sido no Pré-Olímpico, o camisa 51 tem sido o destaque brasileiro.
Como foi o jogo
Em alta rotação como já havia sido contra a França, o Brasil entrou bem no primeiro quarto. Com 15 pontos de Bruno Cabloco, incluindo três bolas de três pontos, a equipe de Aleksander Petrovic terminou os primeiros 10 minutos com 11 pontos de vantagem — 31 a 20.
A volta japonesa para o segundo quarto foi melhor que a brasileira e as bolas asiáticas começaram a cair na cesta, diminuindo a vantagem para quatro. O Brasil voltou a abrir com oitos pontos seguidos (dois de Didi e seis de Vitor Benite). Os brasileiros foram para o intervalo com 55 a 44.
A diferença, no entanto, caiu para quatro pontos no fim do terceiro quarto (77 a 73). Os japoneses conseguiram ser superiores durante os 10 minutos, principalmente pelas bolas de Kawamura e de Hawkinson, americano naturalizado japonês.
O Brasil chegou a ficar a ameaçado no começo do último quarto, mas soube lidar com a pressão de precisar vencer o Japão. A vantagem voltou a ficar em 11 com 3min22s restantes, com duas bolas de Marcelinho Huertas — uma de dois e outra de três.