O Brasil acumula duas medalhas olímpicas no futebol feminino. Nas edições de 2004 e 2008, a Seleção Brasileira disputou a final contra os Estados Unidos, mas acabou ficando com a prata. Nas duas vezes, a derrota foi na prorrogação.
Na edição de Atenas, realizada em 2004, o Brasil terminou a fase de grupos na vice-liderança. Foram duas vitórias (Austrália e Grécia) e uma derrota (Estados Unidos), que garantiram seis pontos. Nas quartas de final, a Seleção não teve dificuldades para despachar o México. A goleada por 5 a 0 veio com gols de Cristiane, duas vezes, Formiga, duas vezes, e Marta.
Embalado pelo resultado consistente, o Brasil derrubou a Suécia nas semifinais, com Pretinha decidindo o jogo e garantindo o 1 a 0. Na decisão, a sorte não esteve ao lado da Seleção. Após o empate em 1 a 1 com os Estados Unidos, as norte-americanas buscaram a vitória na prorrogação, com Wambach balançando as redes e confirmando o ouro das estadunidenses.
Na edição seguinte, em 2008, em Pequim, o desfecho foi bem similar. Foram sete pontos conquistados na fase de grupos, com vitórias sobre Coreia do Norte e Nigéria e empate com a Alemanha. A liderança da chave fez com que o Brasil cruzasse com a Noruega nas quartas de final.
A Seleção despachou as norueguesas com um 2 a 1, que teve gols de Dani Alves e Cristiane. Nas semifinais, o Brasil teve vida mais fácil. Com 4 a 1, eliminou a Alemanha. Os gols foram do trio de ouro: Formiga, Marta e Cristiane, duas vezes.
Na decisão, um reencontro com o algoz de 2004. Mais uma vez, um empate levou a definição do ouro para a prorrogação. E, mais uma vez, as norte-americanas levaram a melhor. Aos 6 minutos, Carli Lloyd fez o gol, garantiu o 1 a 0 e confirmou mais um ouro para os EUA.
Agora, o Brasil tem uma nova chance de terminar no lugar mais alto do pódio, no sábado (10), ao meio-dia, novamente diante das estadunidenses. Se vencer, escreverá o capítulo mais vitorioso da sua história.
Olimpíadas de 2004
1ª rodada - Brasil 1x0 Austrália
Gol: Marta
2ª rodada - Estados Unidos 2x0 Brasil
Gols: Hamm e Wambach
3ª rodada - Grécia 0x7 Brasil
Gols: Pretinha, Cristiane (3x), Grazi, Marta e Dani Alves
Quartas de final - México 0x5 Brasil
Gols: Cristiane (2x), Formiga (2x) e Marta
Semifinal - Suécia 0x1 Brasil
Gol: Pretinha
Final: Estados Unidos 2x1 Brasil
Gols: Tarpley e Wambach (A). Pretinha (B)
Olimpíadas de 2008
1ª rodada - Alemanha 0x0 Brasil
2ª rodada - Brasil 2x1 Coreia do Norte
Gols: Dani Alves e Marta (B). Ri Kum-Suk (C)
3ª rodada - Nigéria 1x3 Brasil
Gols: Cristiane (3x). Nkwocha (N)
Quartas de final - Brasil 2x1 Noruega
Gols: Dani Alves e Cristiane (B). Nordby (N)
Semifinal - Brasil 4x1 Alemanha
Gols: Formiga, Cristiane (2x) e Marta (B). Prinz (A)
Final - Brasil 0x1 Estados Unidos
Gol: Lloyd