O Brasil tentará superar mais um tabu para ficar com a medalha de ouro nas Olimpíadas. Após vencer a França pela primeira vez, a Seleção Brasileira buscará vitória inédita sobre os Estados Unidos no futebol olímpico.
Até então, as seleções já se enfrentaram quatro vezes nos Jogos. São quatro triunfos das norte-americanas: um na fase de grupos, um na semifinal e dois na final. Nesses embates, o Brasil fez só um gol, com Pretinha, na decisão de 2004. As estadunidenses balançaram as redes em seis oportunidades.
Na Copa do Mundo, o recorte é um pouco melhor. Também são quatro jogos, mas os Estados Unidos venceram apenas dois. A Seleção Brasileira triunfou em um confronto, na edição de 2007, quando eliminou as norte-americanas nas semifinais. Naquele dia, uma goleada por 4 a 0, com gols de Marta, duas vezes, Cristiane e um contra.
O último encontro por grandes competições foi no Mundial. Em 2011, as seleções empataram em 2 a 2 pelas quartas de final. A decisão foi para os pênaltis, quando os Estados Unidos levaram a melhor, vencendo por 5 a 3 e avançando às semis.
Agora, o Brasil tem nova chance de melhorar os números. Se vencer os Estados Unidos pela primeira vez em Olimpíadas, conquistará o ouro inédito nos Jogos. E ainda se vingará das finais de 2004 e 2008, quando perdeu o primeiro lugar justamente para as norte-americanas.
Olimpíadas
2000 - Estados Unidos 1x0 Brasil
- Gol: Mia Hamm
- Semifinal
2004 - Estados Unidos 2x0 Brasil
- Gols: Mia Hamm e Wambach
- Fase de grupos
2004 - Estados Unidos 2x1 Brasil
- Gols: Tarpley e Wambach (prorrogação). Pretinha (B)
- Final
2008 - Brasil 0x1 Estados Unidos
- Gol: Lloyd (prorrogação)
- Final
Copas do Mundo
1991 - Brasil 0x5 Estados Unidos
- Fase de grupos
1999 - Estados Unidos 2x0 Brasil
- Semifinal
2007 - Estados Unidos 0x4 Brasil
- Gols: Osborne (contra), Marta (dois) e Cristiane
- Semifinal
2011 - Brasil 2 (3) x (5) 2 Estados Unidos
- Gols: Marta (dois). Daiane (contra) e Wambach
- Pênaltis: Cristiane, Marta e Francielle converteram para o Brasil. Boxx, Lloyd, Wambach e Rapinoe fizeram para os Estados Unidos
- Quartas de final