A segunda-feira (5) não começou do jeito que o Brasil queria para Rebeca Andrade. Em sua terceira final, a brasileira ficou com a quarta colocação e adiou em pelo menos algumas horas a chance de se tornar a maior medalhista da história do país nos Jogos Olímpicos.
Apesar de uma apresentação sem quedas, a brasileira tirou uma nota de 13.933 pontos, o que a deixou a 0.433 de Alice D'Amato, da Itália, ouro, e de 0.067 de outra italiana Manila Esposito, que foi bronze. Simone Biles, favorita ao ouro, ficou apenas na quinta posição depois de uma queda em sua apresentação.
A prova começou com a chinesa Yaqin Zhou, maior nota das classificatórias. A atleta da China teve um pequeno desequilíbrio e ficou com 14.100 pontos, 0.766 a menos do que na primeira fase da competição.
A norte-americana Sunisa Lee foi a segunda a se apresentar. A ginasta dos Estados Unidos vinha em uma boa prova, mas se desequilibrou em uma das acrobacias e caiu da trave. A queda fez com que ela tirasse 13.100.
A primeira brasileira a entrar em ação na Arena Bercy foi Júlia Soares, uma das caçulas da seleção brasileira de ginástica artística. Aos 18 anos, a ginasta do Brasil teve uma queda também e ficou com 12.333 pontos.
Campeã europeia, a italiana Manila Esposito entrou logo depois da brasileira. Ela teve um pequeno desequilíbrio, mas conseguiu permanecer em cima da trave. Depois de uma série praticamente limpa, tirou 14.000.
A romena Sabrina Maneca-Voinea teve duas quedas durante sua apresentação. Com os erros, recebeu dos juízes a nota de 11.733.
Alice D'Amato, da Itália, foi a última a se apresentar antes do ginásio ver Simone Biles e Rebeca Andrade. A italiana fez uma série sem quedas e entrou na briga por medalha. Com os 14.366 pontos, ela garantiu um lugar no pódio.
Penúltima a entrar, Biles cometeu um erro que geralmente não comete. Único aparelho em que não conquistou a medalha de ouro, a norte-americana se desequilibrou em uma das acrobacias e caiu da trave. Os 13.100 a tiraram, inclusive, do pódio.
Rebeca Andrade foi a última a entrar na trave e já sabia do que precisava para ser campeã olímpica. Com uma série mais pausada e dois desequilíbrios, a brasileira não conseguiu subir ao pódio com 13.933 pontos, terminando na quarta colocação.
Confira a classificação da trave
- Alice D'Amato (ITA) - 14.366
- Yaqin Zhou (CHI) - 14.100
- Manila Esposito (ITA) - 14.00
- Rebeca Andrade (BRA) - 13.933
- Simone Biles (EUA) - 13.100
- Sunisa Lee (EUA) - 13.100
- Júlia Soares (BRA) - 12.333
- Sabrina Maneca-Voinea (ROM) - 11.733