A classificação de Alison dos Santos nos 400m com barreiras veio com tranquilidade na manhã desta segunda-feira (5). O brasileiro entrou na pista do estádio Saint-Denis na bateria de número 3 nas eliminatórias e conseguiu a passagem para a semifinal com o tempo de 48s75, na terceira posição.
Piu, como é conhecido, disputará a semifinal na próxima quarta-feira (7), às 14h35min. Caso avance para sua segunda final olímpica, voltará à pista na sexta-feira (9), às 16h45min.
— Atmosfera incrível. Ver o estádio lotado até o final é lindo. A ideia é fazer o necessário para passar. Não pode descartar eliminatória e semifinal. Tem que chegar. Esse round foi para sentir a pista — disse o brasileiro à TV Globo.
Quem olha apenas o resultado pode achar que Alison sofreu para se classificar, mas não foi o que aconteceu. Depois da última barreira, o brasileiro liderava a prova ao lado do norte-americano CJ Allen.
Sabendo que os três primeiros se classificavam para a semifinal, Piu soltou bastante nos últimos metros. Ele acabou atrás de Allen, segundo, e de Rasmus Magi, da Estônia, primeiro.
O paulista é um dos favoritos para subir ao pódio nos 400m com barreira. Alison realizou sua preparação final para os Jogos na Turquia. Em Tóquio, terminou na terceira colocação.
O ciclo de três anos teve uma lesão no joelho e vitórias e derrotas contra o norueguês Karsten Warholm, favorito da prova e atual campeão olímpico. Também contou com o título mundial em 2022.