A sexta-feira (30) foi de muitas disputas para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris. As principais provas foram no atletismo e na natação.
A primeira modalidade, inclusive, garantiu as duas primeiras medalhas do dia para o país. Júlio Santos e Yeltsin Jacques fizeram dobradinha nos 5000m T11 (deficientes visuais), com um ouro e um bronze, respectivamente.
Também nesta sexta, Cátia Oliveira e Joyce Oliveira ficaram com bronze no tênis de mesa. Mesma medalha de Talisson Glock, que acabou na terceira posição nos 100m medley SM6.
O Brasil já acumula 12 medalhas nas Paralimpíadas de Paris: cinco de ouro, uma de prata e seis de bronze. Além das de hoje, Gabrielzinho conquistou o ouro nos 100m costas da classe S2. Nos 50m livre S10 masculino, Phelipe Andrews levou a prata, enquanto Gabriel Bandeira foi bronze nos 100m borboleta S14.
Lista de competições e resultados do dia 30/8
Atletismo
Júlio Cesar Agripino conquistou a primeira medalha de ouro do atletismo do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris. O Brasil teve dobradinha no pódio dos 5.000m na classe T11 (deficiências visuais), com Yeltsin Jacques conquistando a medalha de bronze.
O Brasil garantiu três brasileiros na final dos 100m T37. Christian Costa, Edson Pinheiro e Ricardo Mendonça conseguiram superar as semifinais e entram na briga pelas medalhas na tarde desta sexta.
Ricardo conseguiu o ouro. Luiz da Costa quase pegou uma medalha, mas ficou na quarta posição. Edson acabou em quinto.
Mesmo número de classificados do país nos 100m T47. Lucas Pereira, Petrúcio Ferreira e Washington Júnior passaram para a decisão pelo pódio na sessão valendo medalha.
Petrúcio superou os adversários e ficou na primeira colocação.
Nos 100m T12, dos três brasileiros que buscavam classificação, apenas Joeferson Oliveira avançou para a próxima fase.
Nos 400m T11, o Brasil garantiu duas atletas nas semifinais da classe. Jhulia Fonseca e Thalita Silva passaram com o quinto e o terceiro melhor tempo, respectivamente. Camila Muller ficou de fora.
Julyana da Silva se garantiu na final do lançamento de disco F57, com 24m75cm.
No salto em distância T11, Lorena Spoladore ficou na 11ª posição, enquanto Alice Correa foi sexta na final.
Aline Rocha e Vanessa de Souza disputaram as semifinais dos 5000m T54, mas não conseguiram vaga na final.
Tênis de mesa
Com a medalha já garantida, Cátia Oliveira e Joyce Oliveira perderam para a dupla sul-coreana na semifinal da WD5. Mesmo com a derrota, elas ficaram com o bronze na modalidade.
A dupla brasileira formada pela catarinense Danielle Rauen e pelo paulista Luiz Manara foi eliminada nesta sexta-feira (30) pela dupla polonesa (com Karolina Pek e Piotr Grudzien) por 3 sets a 2 (parciais de 11/8, 11/8, 11/13, 4/11 e 9/11 ) nas quartas de final de duplas mistas XD17.
Bruna Alexandre e Paulo Salmin foram eliminados pela dupla ucraniana com Viktor Didukh e Iryna Shinkarova por 3 sets a 0 (parciais de 7/11, 4/11 e 9/11) nas quartas de final pelas duplas mistas XD17.
Bruna voltou para a disputa das quartas de final, dessa vez ao lado de Danielle Rauen. Elas venceram Maryna Lytovchenko e Iryna Shynkarova (Ucrânia) e garantiram-se nas semifinais, assegurando ao menos a medalha de bronze.
Claudio Massad e Luiz Manara venceram a dupla francesa formada por Thomas Bouvais e Mateo Boheas por 3 sets a 1 (parciais de 5/11, 11/6, 11/7 e 11/8) pelas quartas de final das duplas masculinas MD18. Com isso, os brasileiros asseguraram mais um bronze para o Brasil, já que não há disputas de terceiro lugar no tênis de mesa.
Paulo Salmin e Israel Stroh foram derrotados pelos britânicos Paul Karabardak e Billy Shilton (Grã-Bretanha) nas quartas de final da classe MD14.
Natação
O revezamento 4x50m livre 20 pontos do Brasil passou com o segundo melhor tempo da manhã e garantiu a vaga na decisão por medalhas na parte da tarde.
Talisson Glock, que havia sido desclassificado pelos juízes, conseguiu a classificação para a final após apelação da delegação brasileira. Ele terminou sua bateria na liderança nos 100m medley SM6. Na decisão por medalha, conquistou o bronze atrás de Hong Yang, da China, e Nelson Corzo, da Colômbia.
Patrícia Santos e Esthefany Rodrigues não conseguiram a classificação para a final dos 100m Livre S5.
O mesmo fato aconteceu com Talisson Glock, que foi desclassificado nos 100m medley SM6. Ele chegou a completar sua bateria na liderança, no entanto, foi desclassificado pela arbitragem. A delegação brasileira entrou com recurso, que foi negado. Agora, aguarda o resultado da apelação.
Ruan Felipe e Lucas Mozela também ficaram de fora da final dos 100m peito S9. Ambos não conseguiram classificação para a decisão por medalha.
Novamente na categoria dos 4x50m de revezamento medley, masculina, o Brasil conquistou o bronze.
Taekwondo
A paraibana Silvana Fernandes chegou a estar perdendo por 5 a 1 para a nepalesa Palesha Goverdhan, no Grand Palais, em sua estreia nos Jogos Paralímpicos de Paris.
A 56s do fim do combate, o placar apontava 8 a 3 para a rival. Silvana empatou o combate a 18s e virou para 10 a 8 a 7s do encerramento.
Depois de cair para a disputa do bronze ao perder a semi, Silvana conquistou a medalha para o Brasil.
Nathan Torquato perdeu para turco Magnum Bozteke por 10-6 na semifinal da categoria até 63kg do taekwondo. Ele esteve na frente do placar na maior parte do tempo, mas passou a ter dores na perna no minuto final e tomou a virada. Diagnosticado com entorse no joelho, está fora das Olimpíadas.
O fim da manhã também teve vitória brasileira. Ana Carolina Moura, na modalidade de 65k K44, bateu Christina Gkentzou, da Grécia, por 11 a 7, e avançou para as semifinais, onde venceu a camaronesa Marie Dassi.
Na decisão, vitória sobre a francesa Djelika Diallo, e o quarto ouro brasileiro nesta sexta, o primeiro da modalidade.
Goalball
A equipe masculina do Brasil conquistou sua segunda vitória na competição. Depois de vencer os donos da casa na quinta, bateu os Estados Unidos por 13 a 8.
Já as mulheres brasileiras conheceram sua primeira derrota. Elas perderam para Israel por 8 a 4.
Ciclismo pista
Lauro Chaman fez o 20º melhor tempo na classificatória e não conseguiu a classificação para a final do contra relógio 1000m na classe C5.
Bocha
Abrindo as disputas desta sexta, André Costa perdeu para Uchida Shunsuke (Japão) na classe BC4. O brasileiro foi derrotado por 8 a 2.
Maciel dos Santos venceu Marko Dekker (Holanda), na classe BC2, por 7 a 2, ainda na fase de grupos.
Iuri Tauan perdeu para o argentino Luis Cristaldo na BC2. O brasileiro viu o adversário vencer por 5 a 2.
Na BC3, derrota dupla para o Brasil. Evani Calado foi derrotado por Ho Yuen Kei, de Hong Kong, e Evelyn Oliveira por Kang Sunhee (Coreia do Sul).
Em seu segundo jogo na competição, Laissa Guerreira venceu Anita Raguwaran (Alemanha) na classe BC4.
Tiro com arco
Jane Karla não tomou conhecimento na sua adversária na fase eliminatória e venceu. A brasileira bateu Agustina Bantiloc (Indonésia) no individual W2 por 143 a 127 e avançou.
Reinaldo Charão, arqueiro gaúcho, foi derrotado pelo austríaco Michael Meier por 142 a 135 no individual compound.
Badminton
Ainda na fase de grupos, Rogério Oliveira perdeu para o francês Lucas Mazur por 2 sets a 0.
Daniele Souza venceu Chokyu Yuka (Canadá), na classe WH1, por 2 sets a 1.
Remo
Cláudia Sabino ficou na quarta posição em sua bateria no skiff simples PR1. Como apenas as vencedoras das baterias avançavam, a brasileira terá que disputar a repescagem.
No Mix2x PR3, Diana Barcelos e Jairo Klug, assim como Cláudia, foram para a repescagem. Eles acabaram em terceiro em sua bateria. Mesma situação de Priscila Barreto, Alina Dumas, Erik Lima e Gabriel de Souza no quatro com PR3.
Tiro esportivo
Alexandre Galgani e Bruno Kiefer não conseguiram a classificação na categoria R4, classe SH2. Só seis se garantiam na final, mas Galgani ficou em 21º e Kiefer, em 27º.
Vôlei sentado masculino
Na estreia dos nossos representantes brasileiros, derrota para a Alemanha por 3 a 0.
No primeiro set, os europeus fizeram 25 a 16. No segundo, 31 a 29 após sequência de set-points. O último período terminou 25 a 19.
Lançamento de club feminino
A brasileira Wanna Brito, pela F32 também estreou nesta sexta, pelo lançamento de club, e levou a medalha de bronze, tendo efetuado um arremesso de 23.47m de distância.