O basquete masculino do Brasil decide o futuro em Paris nesta sexta-feira (2). Às 6h, os brasileiros enfrentam o Japão. Depois de perder para França e Alemanha, só a vitória mantém as chances de classificação às quartas de final. Além dos dois primeiros de cada grupo, os dois melhores terceiros avançam.
O saldo de pontos fará a diferença. No momento, os terceiros colocados são Espanha, com -5 pontos, Japão, com -24, e Sudão do Sul, com -6. O Brasil, que no momento está na lanterna do Grupo B tem saldo de -25. Ou seja, além de superar os japoneses, terá de recuperar a desvantagem no quesito decisivo.
Depois de garantir presença em Paris, contra a Letônia, o técnico Alexsandar Petrovic focou a preparação brasileira com o objetivo de competir da melhor forma contra o Japão. Desta forma, a expectativa é de um melhor encaixe diante dos asiáticos, do ala-pivô Rui Hachimura e do ala Yuta Watanabe, ambos da NBA.
Para assegurar lugar entre os oito melhores do basquete masculino, a equipe brasileira espera contar com o armador Raulzinho, que ainda não entrou em quadra nestes Jogos Olímpicos.
O pivô Caboclo, ejetado pelo excesso de faltas no duelo com os alemães, precisará se conter, pois seu trabalho no garrafão será preponderante para o sucesso verde-amarelo. Se passar, é provável que o Brasil enfrente seleções com 100% de aproveitamento até o momento, casos de Alemanha, Canadá, Estados Unidos e França.
Os jogos do Grupo A
Sexta (2)
- 8h30min - Austrália x Grécia
- 12h15min - Canadá x Espanha
- Como está a chave: Canadá soma duas vitórias. Austrália e Espanha tem uma vitória e uma derrota. Grécia perdeu as duas.
Os jogos do Grupo B
Sexta (2)
- 6h - Japão x Brasil
- 16h - França x Alemanha
- Como está a chave: Alemanha e França venceram as duas. Japão e Brasil perderam as duas.
Os jogos do Grupo C
Sábado (3)
- 12h15min - Porto Rico x Estados Unidos
- 16h - Sérvia x Sudão do Sul
- Como está a chave: Estados Unidos venceram as duas. Sérvia e Sudão do Sul venceram uma e perderam outra. Porto Rico perdeu as duas.