A cada edição dos Jogos Olímpicos surgem novos esportes no programa das competições, são os chamados esportes de demonstração. As cidades-sede, em geral, incluem modalidades que são populares no seu país ou que atingem algum objetivo estratégico do Comitê Olímpico Internacional.
Em Paris, as novidades foram o breaking dance, em uma tentativa de atrair os jovens para o evento, e a canoagem slalom extremo. Em Los Angeles 2028 cinco novos esportes serão adicionadas.
Nos Estados Unidos, haverá como novidade o beisebol/softbol, críquete, flag football, lacrosse e squash. A seguir, confira a história das modalidades e suas regras.
Beisebol/softbol, o retorno
São esportes gêmeos e com alguma história nas Olimpíadas. O beisebol é disputado pelos homens, o softbol pelas mulheres. A diferença entre eles é o modo como a bola é arremessada. Na versão para eles, o arremesso sai por cima, para elas, por baixo.
O beisebol vive de idas e vindas no programa olímpico. Nos primórdios dos Jogos, esteve presente em 1900 e 1904. Depois, foi disputado em outras sete edições entre 1912 e 1968. Voltou em 1984, também em Los Angeles, e ficou até 2008. Retornou em Tóquio 2020 e mais uma vez regressa ao principal evento esportivo do mundo após ser ausência em Paris.
A presença do softbol é mais recente. Foram quatro edições seguidas, entre 1996 e 2004. Depois teve retorno em 2020.
O principal torneio do beisebol entre seleções é o World Baseball Classic, que teve participação brasileira em 2013. O Japão é o atual campeão. Ainda não está claro se os astros da liga americana, a MLB, disputarão o torneio.
No softbol, a Austrália é a atual campeã mundial, e a Nova Zelândia o país com mais títulos.
As regras
- A partida tem nove tempos, chamados de entradas;
- Os times são formados por nove jogadores;
- Não há empate, caso de igualdade entradas extras são disputadas;
- Para pontuar, é preciso que o time que ataca (que tem o taco) corra pelas quatro bases após rebater a bola.
Após mais de um século, a volta do Críquete
Muito popular em países de colonização britânica, o críquete aparecerá pela segunda vez nas Olimpíadas. A estreia foi em 1900, em uma disputa que contou apenas com britânicos e franceses.
Em uma comparação simplista, é uma forma mais elaborada do jogo de taco, popular nas praias brasileiras. A Austrália é a atual campeã mundial masculina e feminina.
Em Los Angeles será disputado o Twenty20 críquete, que tem uma duração mais curta.
Regras
- Neste formato, cada equipe terá uma entrada para arremessar;
- Cada equipe é formada por 11 jogadores;
- O objetivo é marcar mais corridas do que o adversário;
- Uma corrida significa rebater a bola e correr até o outro lado do campo;
- O arremessador lança a bola para o batedor, que tenta acertá-la e impulsionar corridas;
- A entrada termina quando 10 jogadores forem eliminados.
Flag football
Na busca por contar com modalidades populares, o COI incluiu nos últimos anos “versões reduzidas” de esportes muito desgastantes, como o rugby sevens. É o caso do flag football, uma modalidade similar ao futebol americano, mas menos violenta. Será a estreia do esporte nos Jogos.
Os EUA venceram as últimas quatro edições do mundial masculino e as duas mais recentes do feminino.
Regras
- O nome do esporte é uma alusão às bandeiras (flag, em inglês) que ficam nas cinturas dos atletas e devem ser retiradas pelos adversários para parar as jogadas;
- São quatro chances para avançar 20 jardas, até o meio de campo;
- Depois, o time terá quatro novas oportunidades para marcar o touchdown;
- São cinco jogadores em cada equipe;
- O jogo é dividido em dois tempos de 20 minutos.
Lacrosse, esporte famoso em filmes americanos
Será a sexta vez que a modalidade estará nos Jogos. As outras foram em 1904, 1908, 1928, 1932 e 1948. Muito popular nos Estados Unidos e do Canadá, está presente em muitos filmes que retratam a vida de adolescentes no segundo grau americano, o lacrosse é uma mistura de hóquei com a grama com o futebol, em que os jogadores jogam com um bastão com uma espécie de cesta na ponta e tentam marcar gols.
Entre os homens, os Estados Unidos venceu 11 das 14 edições do Mundial. As outras três tiveram o Canadá como campeão. No feminino, são 11 mundiais disputados, com nove títulos dos Estados Unidos e dois da Austrália. A versão a ser disputada em Los Angeles é a World Lacrosse Sixes.
Regras
- São seis jogadores em cada time;
- Eles trocam passes através de um bastão para marcar gols;
- Cada equipe tem 30 segundo para tentar marcar o gol;
- O jogo é dividido em quatro tempos de oito minutos.
Squash, mais um esporte de raquete
O squash será o quarto esporte de raquete nas Olimpíadas. Já estão presentes tênis, badminton e tênis de mesa. Será estreante no evento. É uma espécie de tênis jogado contra a parede, o que torna as jogadas muito mais rápidas. O Egito é o principal país da modalidade, dono de 23 títulos mundiais, somando conquistas de homens e mulheres.
Regras
- Os jogos são divididos em games;
- Quem ganhar três games, vence o jogo;
- Quem fizer 11 pontos, vence o game.