A festa do judô em Paris 2024 tem o seu ato final neste sábado (2), quando ocorre, a partir das 3h, a competição por equipes mistas. Será a chance de o Brasil fechar sua participação na modalidade com quatro medalhas. Porém, a equipe brasileira está longe de ser a favorita. Os mais cotados ao ouro são Japão e França.
Até aqui o país ganhou três medalhas, ouro com Beatriz Souza, a prata com Willian Lima e bronze com Larissa Pimenta — desde 2000 o Brasil não fazia duas finais olímpicas em uma mesma edição dos Jogos. Em casa, os franceses subiram ao pódio nove vezes. Já os japoneses ficaram entre os três primeiros em sete competições. Os números mostram como é complicada a tarefa de brasileiros e brasileiras.
O Brasil enfrentará o Cazaquistão. Se avançar, encara Alemanha ou Áustria nas quartas de final. A comissão técnica inscreveu 10 judocas para a disputa.
Os inscritos
- Larissa Pimenta
- Rafael Silva
- Ketleyn Quadros
- Beatriz Souza
- Daniel Cargnin
- William Lima
- Rafael Macedo
- Guilherme Schimidt
- Leonardo Gonçalves
- Rafael Silva
Como funciona
A competição por equipes mistas será disputada pela segunda vez na história dos Jogos. Em Tóquio, a França levou a melhor por 4 a 1 sobre o Japão na final. O bronze ficou com a Alemanha. O Brasil perdeu nas quartas de final e, depois, na repescagem. Nos três mundiais deste ciclo, o país não avançou de fase nenhuma vez.
Nas eliminações os melhores judocas brasileiros optaram por não disputar a competição. O que também pode acontecer em Paris. Mayra Aguiar, após sua eliminação na estreia, afirmou que abrirá mão de lutar.
O torneio de equipes mistas é disputado em sistema eliminatório. Cada time é composto por seis atletas, três homens e três mulheres. Fazem parte da competição o peso leve (-57 kg feminino e -73 masculino), o peso médio (-70 feminino e -90 masculino) e o peso pesado (+78 feminino e +100 masculino).
A equipe que conquistar quatro combates é a vencedora. Em caso de empate em 3 a 3, haverá sorteio de uma categoria para a realização de um confronto desempate.