A seleção brasileira de futebol de cegos embarcou nesta segunda-feira (19) rumo às Paralimpíadas de Paris 2024. Antes de chegar à capital francesa, a equipe fará um período de treinamentos e aclimatação em Troyes, que fica a 160km da da principal cidade francesa.
Os comandados do técnico Fábio Vasconcelos vão em busca da sexta medalha de ouro para o país. Desde a insersação da modalidade no programa paralímpico, apenas o Brasil foi campeão. Entre os atletas titulares estão três da Agafuc, com sede em Canoas. São eles: o goleiro Luan, o ala Ricardinho Alves e o pivô Raimundo Nonato.
O clube de Canoas ainda conta com dois jogadores que disputarão as Paralimpíadas pela Argentina: Padilla e Angel Deldo.
Dos seis títulos brasileiros, Ricardinho participou de quatro, Nonato em três e Luan, em duas conquistas.
A seleção terá uma torcida especial. O ex-jogador Raí gravou um vídeo para a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CDBV) e se colocou à disposição para ajudar os atletas. Ele também confirmou presença na final, marcada para 7 de setembro, caso o Brasil esteja presente.
A estreia será em 1º de setembro, contra a Turquia. O Brasil ainda enfrentará na fase de grupos França e China. Os dois melhores de cada uma das duas chaves se classificam às semifinais. No outro grupo, estão Argentina, Colômbia, Japão e Marrocos.