A brasileira Ana Luiza Caetano venceu dois confrontos na na manhã desta terça-feira (30) e avançou às oitavas de final do tiro com arco feminino nos Jogos Olímpicos de Paris. Ela superou a eslovena Zana Pintaric por 6 a 2 e Syaqiera Mashayikh, da Malásia, por 6 a 5. A brasileira volta a competir no sábado (3), data das semifinais e disputas das medalhas.
— Está só começando. Eu estava vivendo o momento, flecha por flecha. Só confiei que ia fazer o que eu treinei. Eu amo a pressão — disse a arqueira brasileira após os resultados positivos.
Com o resultado, Ana Luiza Caetano igualou a melhor colocação de um brasileiro do tiro com arco na história da Olimpíada, o nonos lugares de Ane Marcelle dos Santos, na Rio-2016, e de Marcus D'Almeida, em Tóquio-2020.
No tiro com arco, uma vitória no set garante dois pontos e o empate apenas um. Quem chegar a seis, vence o confronto. Nos dois primeiros, as competidoras empataram e somaram um ponto.
No terceiro, a malaia levou a melhor e chegou a quatro pontos. No seguinte, mais um empate, dando o match point para a adversária da brasileira. No quinto, Mashayikh parece ter sentido a pressão e sofreu 29 a 24, empatando o duelo mais uma vez.
Assim, a flecha desempate foi necessária. Melhor para Ana Luiza, que acertou no nove, enquanto a malaia fez oito.
Antes, a brasileira havia virado sobre a eslovena Zana Pintaric e venceu por 6 a 2 — parciais de 26/29, 27/25, 27/25 e 28/27).