A 24ª edição do Prêmio Brasil Olímpico (PBO) será realizada nesta sexta-feira (15), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. No evento, que começará às 20h, serão premiados os melhores atletas, técnicos, revelações e equipes envolvidas com o esporte olímpico nacional.
O troféu mais cobiçado do PBO a partir deste ano, leva o nome do maior atleta de todos os tempos. Concorrem ao Troféu Rei Pelé, três atletas de cada gênero: no masculino, Filipe Toledo (surfe), Hugo Calderano (tênis de mesa) e Marcus Vinícius D’Almeida (tiro com arco), enquanto no feminino Bia Haddad Maia (tênis), Duda e Ana Patrícia (vôlei de praia) e Rebeca Andrade (ginástica artística) disputam a premiação.
Em um ano repleto de ótimos resultados do esporte brasileiro, Rebeca Andrade e Marcus D'Almeida são apontados como favoritos a ficar com os prêmios. Um colegiado formado por especialistas da área esportiva votou para escolher os vencedores das categorias.
Mas além destas duas premiações outras serão feitas, como as categorias inéditas Retorno do Ano, Equipes do Ano (masculina e feminina) e Atleta Revelação e o Atleta Influenciador do Ano. Somam-se a estas as tradicionais, Melhor das Modalidades, Atleta da Torcida, Prêmio Inspire, Prêmio Espírito Olímpico, Destaques dos Jogos da Juventude, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo, Atleta do Ano (masculino e feminino) e Troféu Adhemar Ferreira da Silva.
O primeiro medalhista da história do judô brasileiro, Chiaki Ishii, bronze em Munique 1972, receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que é oferecido aos atletas brasileiros que se destacaram e construíram um legado consistente e eterno.
* O repórter viajou a convite do Comitê Olímpico do Brasil