A seleção brasileira masculina de vôlei entra em quadra nesta sexta-feira (6), às 10h, pela quinta rodada do Pré-Olímpico de Vôlei, que está sendo disputado no Rio de Janeiro. Desta vez, o Brasil joga no Maracanãzinho contra a seleção de Cuba e precisa vencer para ainda ter chances de conquistar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O time dirigido por Renan Dal Zotto ocupa atualmente a quarta posição (com 7 pontos), atrás de Alemanha (12 pontos), Cuba (9) e Itália (9). Somente duas seleções se classificarão à Olimpíada, por isso a situação é considerada delicada.
Nos primeiros quatro jogos o Brasil venceu o Catar (3 sets a 0) e a República Tcheca (3 a 2), perdeu para a Alemanha (3 a 1) e venceu a Ucrânia (3 a 2). Depois do enfrentamento desta sexta, a equipe brasileira jogará com o Irã, no sábado (7), às 10h, e Itália, no domingo (8), também às 10h.
A SporTV 2 anuncia a transmissão de Brasil x Cuba a partir das 9h30min.
Pontuação e regulamento
Participam do Pré-Olímpico 24 seleções, divididas em três grupos de oito em três sedes: Brasil, Japão e China. Em cada grupo, classificam-se os dois primeiros para a Olimpíada. Além dessas seis seleções também estarão presentes nos Jogos de 2024 a anfitriã França e mais cinco vagas distribuídas via ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
Para conseguir a classificação sem depender do ranking, a seleção brasileira não pode mais tropeçar na competição. No vôlei, vitórias por 3 sets a 0 e 3 sets a 1 valem três pontos. Vitórias por 3 sets a 2 valem somente dois pontos. Por isso, por ter perdido uma partida e vencido duas no tie-break, a pontuação da equipe verde-amarelo ficou abaixo do esperado.