A seleção brasileira masculina de vôlei sofreu sua primeira derrota no Torneio Pré-Olímpico, que está sendo disputado no Rio de Janeiro. De virada, o time dirigido por Renan Dal Zotto foi superado pela Alemanha, que fe z 3 a 1, de virada, parciais de 21/25, 25/19, 25/19 e 28/26.
Com o resultado, o Brasil está em quarto lugar na competição que garante duas vagas para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Itália e Alemanha, ainda invictas, lideram a classificação.
Grande nome da sofrida vitória sobre a República Tcheca, no último domingo, o oposto Darlan foi a novidade no time titular, que ainda teve o levantador Bruninho, os centrais Lucão e Flávio, os ponteiros Lucarelli e Henrique Honorato e o líbero Thales.
E a entrada do jogador de apenas 20 anos manteve a equipe brasileira em conexão com o público, que mais uma vez compareceu em grande número ao Maracanãzinho. Dessa forma, com um ataque e um ace do oposto e três erros alemães, o Brasil abriu 5 a 2. Mas a equipe treinada pelo polonês Michal Winiarski reagiu e chegou ao empate em 12, com os brasileiros retomando a liderança após um lance polêmico e que gerou uma paralisação de cinco minutos para checagem do vídeo em que o ponto foi dado ao time da casa.
Um ace de Lucarelli manteve a distância de quatro para o Brasil (19 a 15). Ainda daria tempo para mais um ataque de Darlan, que levantou o público, antes de Reichert errar um saque e o set inicial terminar em 25 a 21.
Mas a Alemanha voltou errando menos no segundo set, mesmo mantendo o saque forçado. e foi abrindo vantagem até 10 a 7. Um erro no passe brasileiro e o placar chegou a 12 a 7. Os cinco pontos de frente foram sendo mantidos (15 x 10, 18 x 13), Um ace de Kaliberda e os alemães chegaram a 23 a 18. Grozer empataria o jogo ao marcar o 25 a 19 e um ataque pela entrada de rede.
O terceiro set manteve o mesmo roteiro e os alemães conseguiram 8 a 5 em bloqueio sobre Adriano, que a esta altura já substituía Honorato, assim como Alan se reveza com Darlan. Ace de Grozer a Alemanha fez 15 a 10. O Brasil seguia errando e os alemães foram aproveitando para repetir o 25 a 19 e virar a partida.
Com os mesmos erros dos jogos anteriores e uma força mental baixa, o Brasil foi dominado pela Alemanha no quarto set. Os europeus rapidamente marcaram 7 a 3 e comandaram as ações até a metade da parcial, quando a seleção conseguiu uma reação e encostou 15 a 16 após um bloqueio sobre Grozer, o principal nome da seleção alemã.
Empurrado pela torcida, o time brasileiro empatou em 21, mas não conseguiu assumir a liderança e voltou a abrir dois pontos (23 a 21) até chegar a um match pont em 24 a 23. E depois de desperdiçar quatro match points, a Alemanha fechou em 28 a 26, com um ace de Reichert, silenciando o Maracanãzinho e deixando a seleção brasileira em situação delicada para conquistar uma vaga em Paris.
O Brasil voltará a jogar nesta quarta-feira (4), às 20h30, contra a Ucrânia. Em quarto na classificação precisa vencer para seguir com chances de classificação olímpica, mesmo que não dependa mais das suas forças.
Caso não obtenha a vaga pelo Pré-Olímpico, o Brasil disputará a chance de se classificar através do ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), que ofertará uma vaga para a América do Sul. A disputa será contra a Argentina, que está jogando o Pré-Olímpico da China, onde ocupa a terceira posição, atrás de Polônia e Bélgica. Se os argentinos se classificarem é praticamente certo que os brasileiros entrarão pelo ranqueamento. Caso contrário, apenas a equipe melhor colocada entre as duas ficará com o bilhete para Paris. A soma de pontos para este ranking será encerrada apenas após a decisão da Liga das Nações de 2024.