A notícia da morte da campeã olímpica em Pequim 2008 Walewska impactou o esporte brasileiro na noite desta quinta-feira (22). Recém aposentada das quadras, ela fez parte de uma das maiores gerações da história do vôlei mundial. Aquela seleção comandada por José Roberto Guimarães tinha na meio de rede uma de suas lideranças.
Walewska tinha apenas 43 anos e deixou as quadras em maio do ano passado, ao final da Superliga. Ainda em 2022, brilhou como comentarista dos canais SporTV no Campeonato Mundial e estava em nova fase, lançando sua biografia. E estava encantando a todos fora das quadras como fez com milhares de pessoas ao longo de sua vitoriosa carreira.
A morte de Walewska choca pela idade e porque jamais se espera que um ídolo que até outro dia estava diante dos nossos olhos simplesmente não fará mais parte do nosso convívio.
Pude conhecer a jogadora Walewska na seleção. Elegante na quadra, líder e da mesma forma ao tratar com os jornalistas. Ao deixar o esporte ela disse:
— Minha carreira foi lindíssima.
Sim, Walewska sua carreira foi brilhante demais e sua passagem neste plano também. E com certeza você vai encontrar Isabel, Bebeto de Freitas e tantos outros grandes nomes que fizeram nosso esporte cada vez maior.