A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou nesta quarta-feira (20) a lista de convocados da seleção masculina que disputará os Jogos Pan-Americanos do Chile, O técnico Renan Dal Zotto chamou 12 jogadores que atuam na Superliga. A competição será de 30 de outubro a 4 de novembro na Arena Parque O’Higgins, que tem capacidade para 12,2 mil espectadores.
Do grupo, Maique, Adriano, Darlan e Felipe Roque estiveram no Campeonato Mundial de 2022, quando o Brasil terminou com a medalha de bronze. Nesta temporada, os quatro, mais Henrique Honorato e Otávio, estiveram no time que perdeu o Campeonato Sul-Americano para a Argentina, enquanto Matheus Brasília, Lukas Bergmann, Maicon e Thiery foram vice-campeões da Copa Pan-Americana, assim como Darlan.
Três atletas estiveram no Pan de Lima em 2019, quando a seleção ficou em terceiro lugar: Felipe Roque, Henrique Honorato e Thiaguinho, que também atuou na campanha da medalha de prata no Pan de Toronto em 2015 ao lado de Otávio.
Na história dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil conquistou 16 medalhas (4 ouros, 7 pratas e 5 bronzes) em 17 participações. A única vez que a seleção brasileira não subiu no pódio foi em Mar del Plata em 1995, quando terminou em sexto lugar.
Em Santiago, serão oito seleções que disputarão o torneio masculino de vôlei. Além do Brasil e do Chile, também estão classificados México, República Dominicana, Cuba, Argentina, Colômbia e Canadá. O sorteio que definirá os dois grupos ainda não foi realizado pelo comitê organizador.
Confira os 12 convocados:
Levantadores: Matheus Brasília (São José-SP) e Thiaguinho (Sesi Bauru-SP)
Ponteiros: Adriano (Vôlei Renata-SP), Henrique Honorato (Joinville-SC), Lukas Bergamnn (Sesi Bauru-SP) e Maicon (Araguari-MG)
Centrais: Judson (Suzano-SP), Otávio (Sada Cruzeiro-MG) e Thiery (Sesi Bauru-SP)
Opostos: Darlan (Sesi Bauru-SP) e Felipe Roque (São José-SP)
Líbero: Maique (Minas Tênis CLube-MG)