Após levar um susto e se complicar na tabela do Pré-Olímpico, a seleção brasileira feminina de vôlei atropelou Porto Rico nesta quarta-feira (20). A equipe dirigida por José Roberto Guimarães venceu por 3 sets a 0, parciais de 25/21, 25/15 e 25/9, em Tóquio. O resultado manteve a seleção na briga por uma vaga nos Jogos de Paris-2024.
O Brasil chegou aos 11 pontos e segue em terceiro lugar, atrás do líder Japão e da Turquia, ambos com 12 pontos. Ainda restam três rodadas para o término do torneio e apenas os dois primeiros se classificam para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
A equipe brasileira folgará nesta quinta-feira e voltará à quadra na sexta. O adversário será a Turquia, às 4 horas (horário de Brasília). Depois os rivais serão a Bélgica, no sábado, no mesmo horário, e o anfitrião Japão, no domingo, às 7h25. Todas as partidas são transmitidas pelo canal SporTV 2.
O Brasil entrou em quadra nesta quarta sob pressão, apesar de vir de três vitórias em três jogos. Isso porque o triunfo sobre a Bulgária foi obtido pelo placar de 3 sets a 2. Ao perder dois sets, a seleção desperdiçou a chance de somar o máximo de pontos na partida e precisou se contentar com apenas dois, deixando a liderança e caindo para a terceira colocação.
Diante desta dificuldade, Zé Roberto Guimarães resolveu fazer mudanças na escalação. Ele colocou a central Diana e a oposta Rosamaria nos lugares de Carol e Kisy, respectivamente. As demais titulares foram a levantadora Roberta, as ponteiras Gabi e Julia Bergmann, a central Thaisa, além da líbero Nyeme. Ao longo da partida, entraram em quadra: Kisy, Naiane, Carol, Tainara e Pri Daroit.
As alterações deram certo e a seleção dominou o equipe porto-riquenha do começo ao fim, com exceção do primeiro set, onde os 10 erros cometidos pelo Brasil deram um certo equilíbrio ao jogo. O maior destaque brasileiro foi Rosamaria, autora de 15 pontos. Thaisa contribuiu com 14, enquanto Diana e Julia Bergmann anotaram 13. Pelo time de Porto Rico, o destaque foi a oposta Brittany Abercrombie, com oito acertos.
— Gostei da seriedade que enfrentamos o jogo. Entramos em quadra muito focadas em tudo que precisávamos fazer na partida. Não perdemos esse foco em nenhum momento. O time está de parabéns. Sabemos que temos muito a crescer e aprender. Ontem vivemos um momento ruim e aprendemos com isso. É muito aprendizado e temos que buscar mais consistência dia após dia. Fiquei feliz com a postura de toda a equipe— avaliou a bicampeã olímpica Thaisa.
Por outro lado, o treinador brasileiro ressaltou o espírito coletivo apresentado por sua equipe.
— Hoje foi como deveria ter sido ontem para não passarmos as dificuldades que passamos. A Diana e a Rosamaria entraram bem contra a Bulgária e queríamos ver como elas iriam se sair começando o jogo. Desde o início do Pré-Olímpico falamos que vamos precisar de todo o time. É uma competição longa e desgastante. Agora vamos enfrentar três jogos em sequência. Ontem nós fomos Thaisa e Gabi dependentes e precisamos dividir as responsabilidades. Hoje fomos um time jogando toda a partida— disse o treinador dono de três títulos olímpicos.
Nos demais jogos do Grupo B em Tóquio, a Bélgica conquistou sua segunda vitória ao marcar 3 a 0 no Peru 25/12, 25/13 e 25/21), a Turquia levou um susto ao perder um set para a Argentina e vencer por 3 a 1 (25/16, 22/25, 25/15 e 25/15), o que lhe custou a liderança, já que agora tem dois sets perdidos contra nenhum do Japão, que manteve os 100% ao aplicar 3 a 0 na Bulgária (25/20, 25/13 e 25/11).
Além de Brasil x Turquia, a próxima rodada terá os confrontos entre Japão x Bélgica, Porto Rico x Argentina e Bulgária x Peru.