Depois de dois dias sem sequer chegar à disputa por medalhas, o Brasil fechou o Grand Slam de Judô de Baku, no Azerbaijão, com dois pódios conquistadas neste domingo (24). O primeiro foi o bronze da gaúcha Mayra Aguiar no meio-pesado (78 kg). E no encerramento da competição, foi a vez da paulista Beatriz Souza (Pinheiros-SP) levar o ouro no pesado (+78kg) em decisão contra a gaúcha naturalizada portuguesa Rochele Nunes.
Número 7 do mundo, Bia fez uma campanha impecável. Na estreia, ela derrubou a cazaque Nazgul Maratova por ippon e em sua segunda luta encarou a italiana Asya Tavano, que não resistiu mais que 43 segundos. Já na semifinal o desafio foi a japonesa Sarah Asahina, dona de quatro pódios em mundiais, sendo duas de ouro. Bia se impôs na pegada e encaixou uma série de ataques que não renderam pontuação, mas forçaram a terceira punição por passividade contra a japonesa.
O combate final foi contra Rochele Nunes, judoca nascida em Pelotas e que desde janeiro de 2019 defende Portugal. Em uma disputa travada nos primeiros minutos, elas foram punidas duas vezes e um terceiro shido imposto à Rochele garantiu o título de Beatriz Souza. No currículo, a judoca de 25 anos que tem três pódios em mundiais, agora soma 12 medalhas em Grand Slam, três de ouro, duas de prata e cinco de bronze.
Demais resultados dos brasileiros
Além das duas medalhistas, o Brasil ainda teve neste domingo mais cinco judocas competindo no Azerbaijão. O melhor resultado foi de João Cesarino (Instituto Reação-RJ), que foi eliminado na repescagem da categoria pesado (+100kg).
Cesarino estreou superando o islandês Karl Stefansson por ippon. Depois, superou o azeri Ushangi Kokauri e avançou às quartas de final, quando parou em outro judoca da casa, Yerassyl Kazhybayev. Com a derrota ainda teve a chance de disputar a repescagem para tentar um bronze, mas novamente foi derrotado, desta vez pelo russo Tamerlan Bashaev.
Ainda nos pesados, Juscelino Nascimento Jr (Minas Tênis Clube/MG) parou na estreia contra o azeri Dzhamal Gamzatkhanov. Já no meio-pesado (até 100kg), a dupla Rafael Buzacarini (Pinheiros) e Leonardo Gonçalves (Sogipa) que disputa ponto a ponto a vaga olímpica para Paris 2024 teve o mesmo desempenho e parou nas oitavas de final, com derrotas para o croata Zlatko Kumric e o português Jorge Fonseca, respectivamente.
Ja no peso médio (90 kg), onde o gaúcho Rafael Macedo (Sogipa) não competiu para se recuperar de uma pancada na região das costelas, Gustavo Assis (Instituto Reação) chegou à segunda rodada, mas parou no medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio, o húngaro Krisztián Tóth.