E na sua segunda competição após um longo período afastada das competições, Mayra Aguiar voltou a subir no pódio. Neste domingo (24), a judoca da Sogipa conquistou a o bronze na categoria meio-pesado (até 78kg) do Grand Slam de Baku, no Azerbaijão. Esta foi a 19ª medalha da gaúcha em competições deste porte. Na história dos Grand Slam, ela acumula agora oito bronzes, seis pratas e cinco ouros.
A caminhada de Mayra, que na semana passada havia ganho seu oitavo título do Campeonato Pan-Americano e da Oceania, disputado no Canadá, começou com dois waza-ari diante da lituana Migle Dudenaite e já se garantiu nas quartas de final, onde derrotou a japonesa Rinoko Wada por waza-ari.
Na disputa por vaga na decisão uma velha conhecida. A italiana Alice Bellandi, bronze no Mundial deste ano e que defendia o título do evento. E a exemplo dos dois confrontos anteriores, a europeia levou vantagem nas punições e passou à final, onde acabaria perdendo o ouro para a alemã Anna-Maria Wagner.
Mayra disputou o bronze contra a alemã Alina Boehm, campeã europeia em 2022 e que havia sido derrotada pela sogipana na semifinal do Mundial do ano passado, quando a gaúcha levou o tricampeonato.
Outra brasileira nesta categoria, foi Karol Gimenes (Pinheiros). Embalada pela recente conquista do Grand Prix de Zagreb, ela estreou vencendo a atual campeã mundial, a israelense Inbar Lanir, que liderava com waza-ari até ser projetada por ippon pela brasileira. Logo depois, Karol encarou a japonesa Mami Umeki e acabou sendo imobilizada, o que a levou a repescagem, onde acabou superada pela alemã Boehm e ficou fora da disputa por medalhas.