O Brasil deixou a desejar no segundo dia de competições do Grand Slam de judô de Baku, no Azerbaijão. A fase de oitavas de final acabou sendo o limite dos atletas no tatame. Tamires Crude (63 kg) e Luana Carvalho (70 kg) perderam seus duelos quando buscavam uma vaga às quartas. Já Ketleyn Quadros (63 kg) e João Pedro Macedo (81 kg) caíram logo na estreia.
O saldo brasileiro no torneio não é animador. A delegação obteve apenas quatro vitórias no Grand Slam de Baku. A competição tem sequência neste domingo e o Brasil vai contar com mais nove atletas nos tatames.
Atualmente na 26ª colocação do ranking, Luana Carvalho (Umbra-Vasco/RJ) superou a dinamarquesa Laerke Olsen (42ª) por ippon em seu primeiro combate. Na sequência, porém, ela foi derrotada por Elisavet Teltsidou, da Grécia, e sexta no ranking. O revés teve apenas 15 segundos de duração.
Quem também conseguiu uma vitória logo de cara foi Tamires Crude (Instituto Reação/RJ) , 57ª do ranking. Ela passou pela francesa Gaetane Deberdt (83ª) por ippon. O desafio seguinte foi diante de Laura Fazliu, do Kosovo, e segunda na lista do ranking. No duelo, a derrota veio com um ippon no golden score.
Lutando na mesma categoria (63 kg), a medalhista olímpica Ketleyn Quadros (Sogipa), atual 14ª, não conseguiu confirmar o seu favoritismo. Diante da espanhola Sarai Guerrero (30ª) ela caiu logo em sua primeira luta.
Em um dia sem brilho da delegação brasileira na competição, João Pedro Macedo aumentou a lista de derrotas. Diante do búlgaro Georgi Gramatikov (67º), ele perdeu o combate ao sofrer um ippon.
O domingo será o último dia de competição e será das categorias mais pesadas, nas quais o judô brasileiro terá nomes fortes, como a tricampeã mundial e três vezes medalhista olímpica, Mayra Aguiar (78kg), e a peso pesado Beatriz Souza (+78kg), dona de três medalhas mundiais.
Mayra (Sogia) já estreará nas oitavas, contra a vencedora da luta entre Abigail Paduch, da Austrália, e Migle Dudenaite, da Lituânia. Já Beatriz (Pinheiros-SP) estreará nas oitavas contra a vencedora do combate entre Tahani Alqhatani, da Arábia Saudita, e Nazgul Maratova, do Cazaquistão. Na mesma categoria de Mayra, o Brasil terá Karol Gimenes (Pinheiros), que estreou no circuito mundial com um ouro no Grand Prix de Zagreb, neste ano. Mas, sua primeira luta será contra a atual campeã mundial, Inbar Lanir, de Israel.
No masculino, o Brasil teve uma baixa importante, a do peso médio (90kg) Rafael Macedo (Sogipa), que será poupado para recuperar-se de uma lesão sofrida no Campeonato Pan-Americano e da Oceania, disputado no Canadá, onde ele foi campeão pela primeira vez. Nessa categoria, Gustavo Assis (Instituto Reação) irá estrear contra Daniel Albarracin, da Colômbia. No 100kg, a dupla Rafael Buzacarini (Pinheiros) e Leonardo Gonçalves(Sogipa) segue lutando ponto a ponto pela vaga olímpica. Rafael saiu de bye e entra na segunda rodada. Já Leonardo estreia na 2ª fase contra o sérvio Bojan Dosen. Nos pesados (+100kg), Juscelino Nascimento Jr (Minas Tênis Clube/MG) enfrenta o azeri Dzhamal Gamzatkhanov, enquanto João Cesarino (Instituto Reação) estreará contra Karl Stefansson, da Islândia.