A seleção brasileira feminina de vôlei se recuperou da derrota para a Turquia e voltou a vencer no Pré-Olímpico de vôlei na madrugada deste sábado (23). O time de José Roberto Guimarães bateu a Bélgica por 3 sets a 0, com parciais de 25/18, 25/14 e 25/20, em Tóquio, no Japão. Dessa forma, o grupo também ganhou um novo ânimo, após a notícia da morte da campeã olímpica Walewska, que acabou abalando jogadoras e comissão técnica.
O resultado deste sábado manteve viva a chance de classificação do Brasil para os Jogos de Paris em 2024. Em terceiro lugar, o Brasil precisará vencer o Japão no domingo para buscar a classificação. As donas da casa perderam nesta manhã para a Turquia por 3 a 1, parciais de 22/25, 25/22, 26/24 e 25/12. Com o resultado, as turcas já garantiram um lugar em Paris, deixado a segunda vaga no duelo direto entre brasileiras e japonesas.
— Gostei do comportamento do time na partida contra a Bélgica. Agora já temos que pensar no Japão para buscar a nossa classificação olímpica. Elas têm um time certinho. Vamos ter que sacar muito bem e ter muita paciência. Treinamos muito para esse momento e é hora de colocarmos em prática tudo que foi treinado. É uma velocidade de jogo completamente diferente — avaliou José Roberto Guimarães em entrevista à TV Globo.
A ponteira Gabi foi a maior pontuadora do confronto, com 19 acertos. A central Thaisa, com 10, também teve atuação destacada. Capitã da equipe, Gabi falou sobre o difícil momento de luto vivido pelo time e mostrou confiança para o duelo diante do Japão.
— A equipe está de parabéns por ter superado um momento muito difícil que foi a perda da Wal. Nos unimos e a comissão técnica teve a capacidade de nos passar força para jogarmos e lutarmos por ela. Hoje foi uma vitória importante. A Bélgica sacou muito bem. Conseguimos manter nosso ritmo de jogo, com o saque e a defesa funcionando bem. Ainda precisamos melhorar algumas coisas. Amanhã vamos enfrentar o Japão e buscar essa classificação. Temos total condição de vencer, não vai ser uma partida fácil, mas estamos lutando uma pela outra e vamos em busca da classificação — disse a camisa 10.
O Brasil aparece na terceira colocação do Pré-Olímpico, com 14 pontos, após vitórias sobre Argentina, Peru, Bulgária, Porto Rico e Bélgica, e derrota para a Turquia. As duas seleções mais bem classificadas garantem um lugar nos Jogos de Tóquio. Com seis vitórias e 18 pontos, as turcas lideram e já garantidas em Paris. Com campanha idêntica ao Brasil, mas com 15 pontos, o Japão está em segundo.
Nas outras partidas disputadas em Tóquio, Porto Rico fez 3 a 0 (26/24, 25/22 e 25/21) no Peru, enquanto a Argentina bateu a Bulgária por 3 a 2 (25/14, 14/25, 25/20, 1925 e 18/16).
Além das seis vagas que estão sendo definidas através dos três torneios pré-olímpicos, outras cinco seleções irão se classificar através do ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), após a disputa da Liga das Nações do próximo ano, respeitando o critério da universalidade. Dessa forma, a prioridade sempre será para o continente que ainda não tiver uma equipe classificada, como é o caso da África, que não tem representantes nos torneios qualificatórios.