Pela primeira vez nas cinco últimas edições do Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade, o brasileiro Isaquias Queiroz ficou fora do pódio da prova do C1 1.000 metros, em que é o atual campeão olímpico e tem uma prata de 2016. O baiano de 29 anos ficou na sexta colocação na final disputada neste sábado (26), em Duisburg, na Alemanha, e ainda perdeu a oportunidade de conquistar a classificação para os Jogos de Paris em 2024, já que os cinco primeiros colocados carimbaram o passaporte.
Apontado com candidato ao pódio, Isaquias não consegui fazer uma boa prova final e apenas nos primeiros 250 metros esteve entre os três primeiros. Depois, perdeu ritmo e foi sendo ultrapassado pelos adversários até finalizar em sexto, com 3min48s860.
— Foi um ano diferente para mim. Preferi diminuir um pouco o treinamento. Comecei a treinar forte em maio, só. Estava treinando na Bahia, em Ilhéus, estava muito ruim. Vim para buscar a vaga, mas tem o C2 ainda. Para Paris, sim, vou fazer um treinamento bem intenso. É o que mais almejo agora — disse Isaquias ao canal Sportv.
O ouro fico com o tcheco Martin Fuksa, que completou a prova em 3min45s124. O romeno Cătălin Chirilă, que foi o vencedor da edição do ano passado, levou a prata com 3min45s948. O pódio ainda teve o alemão Sebastian Brendel, que fechou com 3min46s581. O polonês Wiktor Głazunow e o húngaro Balazs Adolf ficaram com as duas outras vagas olímpicas.
Isaquias poderá se classificar para Paris ainda neste sábado na prova do C2 500m, onde correrá uma das semifinais com Jacky Godmann. Caso eles fiquem entre os oito finalistas estão garantidos na Olimpíada e isso dará ao Brasil uma cota nos Jogos Olímpicos e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) pode escolher uma outra embarcação para competir, o que abriria a oportunidade para o baiano disputar o C1.
Uma outra chance de classificação é o Campeonato Pan-Americano da modalidade, que será realizado em abril de 2024, nos Estados Unidos, e que dará duas vagas para as Américas.
Na prova feminina do K1 1.000 metros, Ana Paula Vergutz terminou em sexto lugar com 4min02s970. A campeã foi a australiana Alyssa Bull, que completou o percurso em 3min54s864. A polonesa Justyna Iskrzycka foi prata com 3min56s663 e a húngara Eszter Rendesy fez 3min57s556 e garantiu o bronze.