O Brasil conquistou nesta sexta-feira (25) mais uma vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O conjunto formado por Bárbara Galvão, Déborah Medrado, Duda Arakaki, Giovanna Silva, Nicole Pírcio e Sofia Madeira finalizou em sexto lugar na classificação geral do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, em Valência, na Espanha. Com 34.900 nos cinco arcos e 30.100 na série mista, as brasileiras garantiram uma das cinco vagas que estava em disputa.
A equipe brasileira apresentou-se primeiro na série mista (três fitas e duas bolas). Ao som de “Smile”, de Charles Chaplin, mesmo cometendo uma pequena falha logo no início, com uma das fitas caindo no chão, anda conseguiu fechar sem cometer outros erros.
Já nos cinco arcos, o Brasil fez uma das melhores apresentações e com a trilha de “I Wanna Dance With Somebody”, de Whitney Houston, e com apenas uma penalidade de 0.05 pontos descontados, conquistou34.500. Este resultado foi o sexto melhor do aparelho, garantindo uma vaga na final que será disputada no sábado e, na soma total, a classificação olímpica para o conjunto.
Além do Brasil, China, Itália, Ucrânia e Alemanha carimbaram o passaporte para Paris, já que Bulgária, Israel e Espanha já estavam classificados para a a Olimpíada por terem sido medalhistas no Mundial do ano passado e a França, país-sede.
O pódio foi composta por Israel (70,800), China (70,050) e Espanha (68,600). Itália e Ucrânia ainda ficaram à frente do time brasileiro.