Três países asiáticos recebem a partir desta sexta-feira (25) o torneio mais importante de basquete no mundo. Filipinas, Indonésia e Japão, entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro, terão em seus territórios a Copa do Mundo masculina da modalidade.
Em sua 19ª edição, a competição contará com a seleção brasileira e garante sete vagas para a Olimpíada de Paris, baseada nas classificações finais: duas para as Américas, duas para a Europa, uma para a África, uma para a Ásia e uma para a Oceania.
As equipes são divididas em oito chaves de quatro participantes. Os dois melhores de cada vão a uma segunda fase de grupos. Os dois melhores desta etapa vão ao mata-mata, de eliminatória simples.
A seleção comandada por Gustavo Conti está no grupo G, ao lado da Espanha, atual campeã mundial, Irã e a Costa do Marfim. Os brasileiros irão estrear no próximo sábado (26), contra os iranianos, às 6h45min (horário de Brasília).
Para apagar a má campanha de 2019, quando caiu na segunda fase, a equipe precisa confirmar o favoritismo frente aos adversários mais fracos da chave. Durante a preparação, o Brasil disputou cinco amistosos, com três vitórias (Sudão do Sul, Austrália e Venezuela) e duas derrotas (Itália e Sérvia). Os brasileiros são bicampeões mundiais da competição (1959 e 1963).
O técnico brasileiro optou por fazer uma mescla de gerações. Além de nomes experientes, casos de Marcelinho Huertas, Benite e Raulzinho, Conti também chamou atletas jovens, mas com potencial, como Gui Santos, Yago e Tim Soares.
— Vão respeitar o nosso time mais do que há duas semanas. Saber das dificuldades que vamos enfrentar. Não podemos dar mole, criando bons hábitos e fazendo todo trabalho igual para todos os jogos. Tem que ser nossa mentalidade. Temos 12, 13 Seleções no mesmo nível. São detalhes que vão definir os jogos. Temos que jogar todas as partidas como se fossem contra um campeão do mundo — disse Huertas, capitão da equipe.
Os adversários
Depois da Espanha vencer na China em 2019, quatro seleções surgem como favoritas para levar mais um título. Os espanhóis, naturalmente, querem ir em busca do tricampeonato da competição. Os experientes Sergio Llull e Rudy Fernandez, que disputam seu último mundial, têm bagagem para lideram um time com elenco que conta com jogadores como Alex Abrines, Usman Garuba e os irmãos Hernangomez.
Maiores vencedores da competição, com cinco conquistas (1954, 1986, 1994, 2010, 2014), os Estados Unidos querem recuperar a hegemonia mundial. No mundial passado, foram eliminados pela França nas quartas de final. Neste ano, não terão as presenças de LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant, estrelas do basquete norte-americano. Ainda sim, contarão com nomes da NBA, como Anthony Edwards e Austin Reaves.
Terceira em 2019, a seleção francesa vem em busca da conquista inédita. Com Rudy Gobert como principal estrela da companhia, a França tem outros nomes que chamam a atenção, como Evan Fournier e Nicolas Batum.
Por último, uma surpresa que vem sem a sua principal estrela. A Sérvia não terá Nikola Jokic, jogador do Denver Nuggets e MVP da última NBA, que optou por suas férias no período do Mundial, após o título da liga. Ainda assim, os sérvios têm um elenco calejado que mistura a juventude com Nikola Jovic e Filip Petrusev e a experiência de Bogdan Bogdanovic.
Derrotada na fase de grupos do último mundial, a Grécia terá um desfalque importante para a competição. O grego Giannis Antetokounmpo não vai competir a Copa do Mundo por conta de uma cirurgia no joelho esquerdo. Em recuperação, ele não teve liberação médica para a competição de seleções.
“Não foi uma escolha, mas minha única opção. Eu estou extremamente desapontado com isso, mas foi uma decisão feita pelos meus médicos. Eu vou continuar a me esforçar e estar pronto para a próxima vez que meu nome for convocado. Meu objetivo pessoal, e do time também, é classificar para as Olimpíadas de 2024 e ter a honra de representar a seleção do meu país no próximo ano”, escreveu nas suas redes.
Jogos do Brasil na Copa do Mundo de Basquete 2023
- 26/08, às 6h45min - Brasil x Irã
- 28/08, às 10h30min - Brasil x Espanha
- 30/08, às 6h45min - Brasil x Costa do Marfim
Os grupos da Copa do Mundo de Basquete
- Grupo A - Angola, Filipinas, Itália e República Dominicana
- Grupo B - China, Porto Rico, Sudão do Sul e Sérvia
- Grupo C - Estados Unidos, Grécia, Jordânia e Nova Zelândia
- Grupo D - Egito, Lituânia, Montenegro e México
- Grupo E - Alemanha, Austrália, Finlândia e Japão
- Grupo F - Cabo Verde, Eslovênia, Geórgia e Venezuela
- Grupo G - Brasil, Costa do Marfim, Espanha e Irã
- Grupo H - Canadá, França, Letônia e Líbano