A seleção brasileira masculina de basquete encerrou nesta segunda-feira (21), na China, sua preparação para a Copa do Mundo que se inicia no dia 25, com jogos na Indonésia e a segunda fase no Japão e nas Filipinas. Após a derrota para a Sérvia por 89 a 85, o técnico Gustavo de Conti definiu o último corte e fechou a lista de 12 jogadores para o Mundial. O ala-pivô Gabriel Jaú, do Flamengo, ficou fora.
O Brasil está no Grupo G do Mundial, ao lado de Irã, Espanha e Costa do Marfim. Na primeira fase, enfrenta os três rivais e os dois melhores avançam para a segunda fase. Nesta etapa, será formada uma nova chave com os dois melhores do Grupo H, que tem França, Canadá, Letônia e Líbano. Os classificados fazem mais dois jogos, enfrentando apenas os rivais do outro grupo, e carregando os resultados da primeira fase. Os dois melhores vão às quartas de final.
A Copa do Mundo é classificatória para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, distribuindo sete vagas, sendo duas para as Américas. Para ir direto para a Olimpíada sem passar pelo Pré-Olímpico, o Brasil precisa ser ao menos o segundo melhor do continente, num torneio que tem também Estados Unidos, Canadá, Venezuela, Porto Rico, México e República Dominicana.
Confira os 12 jogadores da seleção na Copa do Mundo:
Armadores:
- Marcelinho Huertas - Tenerife-ESP
- Yago Mateus - Estrela Vermelha-SRB
- Raul Neto - Cleveland Cavaliers-EUA
Alas-armadores:
- Georginho de Paula - Sesi Franca
- Vitor Benite - Gran Canaria-ESP
Alas:
- Guil Santos - Golden State Warriors-EUA
- Leo Meindl - Alvark Tokyo-JAP
Alas-pivôs:
- Lucas Dias - Sesi Franca
- Bruno Caboclo - Reyer Venezia-ITA
- Tim Soares - Nagoya Diamond Dolhins-JAP
Pivôs:
- Felipe dos Anjos - Club Andorra-ESP
- Cristiano Felício - Granada-ESP