O Brasil foi derrotado por 89 a 85 pela Sérvia, nesta segunda-feira (21), no último amistoso de preparação antes da Copa do Mundo masculina de Basquete, que será disputada no Japão, na Filipinas e na Indonésia a partir de sexta-feira. Foram cinco partidas preparatórias disputados pela seleção brasileira, com três vitórias e duas derrotas.
O grupo comandado pelo técnico Gustavo de Conti passou um período em Melbourne, onde disputou o torneio amistoso "Boomers x World" e venceu a anfitriã Austrália, a Venezuela e o Sudão do Sul. Depois, foi para Shenzhen, na China, onde participou da Solidarity Cup e acabou derrotado por Itália, no domingo, e agora para a Sérvia.
— Mais do que os rivais duríssimos, a maneira como jogamos é muito positiva. Pudemos fazer todos os testes, analisar o grupo, e temos um saldo muito positivo dessa preparação. Vamos fortes para o Mundial, sabendo o tamanho do desafio, dos rivais, mas com muita confiança base grupo que já mostrou o que pode entregar — disse técnico Gustavo De Conti.
O confronto contra forte seleção sérvia, que não teve o pivô Nikola Jokić, do Denver Nuggets, mas que contou com o ala Nikola Jović (Miami Heat), o pivô Filip Petrušev (Philadelphia 76ers) e o ala-armador Vanja Marinković (Atlanta Hawks) foi muito equilibrado.
No primeiro período, a equipe europeia venceu por um ponto (21 a 20), aproveitando especialmente as transições. O Brasil se perdeu ao longo do segundo quarto e a diferença chegou a sete pontos no intervalo (45 a 38). Mas na volta para a segunda parte do jogo, a seleção brasileira melhorou e ao marcar 21 a 19 no terceiro período reduziu a diferença para cinco (64 a 59) e conseguiu virar o placar em 65 a 64 na metade do último quarto.
As duas equipes se alternaram na liderança até o último minuto, quando a Sérvia acertou uma bela bola da linha dos três com Nikola Jović a 48 segundos do final e abriu três de vantagem (85 a 82). O time brasileiro se perdeu e cometeu alguns erros, mas mesmo assim ainda encostou com uma arremesso de três de Yago Mateu (86 a 85) a 11 segundos do fim.
Gustavo de Conti pediu tempo e o Brasil tentou pressionar a saída de bola da Sérvia, que encontrou um espaço para sair e no estouro do cronômetro, Dejan Davidović acertou mais uma bola de três e definiu o marcador.
Diante dos sérvios, o Brasil teve o ala-armador Vitor Benite como principal pontuador, com 17 pontos e dois rebotes. Contratado na última semana para reforçar o Zunder Palencia, da Espanha, onde antes defendia o Gran Canaria, o ala-armador fez boas apresentações nos amistosos, assim como Bruno Caboclo, autor de 16 pontos e oito rebotes contra a Sérvia. Raulzinho (11 pontos e sete assistências), Tim Soares (10 pontos), Yago Mateus (10 pontos e quatro assistência) e Gabriel Jaú (oito pontos e três rebotes) completam as estatísticas do confronto.
A delegação brasileira viaja para Jacarta, na Indonésia, nesta terça, e estreia na Copa do Mundo no sábado, às 6h45 (de Brasília), contra o Irã. Os outros adversários na primeira fase serão Espanha e Costa do Marfim. A competição é classificatória para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, distribuindo sete vagas, sendo duas para as Américas.